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VIHDA +

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APRESENTAÇÃO

Nome: viHda+

Localização: Rua Antero de Quental, nº 11 3000-032 Coimbra

Âmbito de intervenção: A intervenção é feita junto de indivíduos seropositivos para o VIH/Sida.

Capacidade: O centro encontra-se protocolado para 40 utentes, 25 em regime interno (frequentam diariamente) e 15 em externo (apoiados pelo serviço mas estão deslocalizados no momento, por exemplo detidos, hospitalizados…)

Resposta Social: Centro de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA 
 
A Cáritas Diocesana de Coimbra desenvolveu desde o ano 2000 projetos para indivíduos seropositivos, que contemplavam o apoio psicossocial e o apoio domiciliário.

A partir de 2003 foi mantido o apoio prestado e alargado o âmbito das atividades desenvolvidas e o número de utentes abrangidos. Os projectos passaram a envolver também apoio jurídico, reinserção socioprofissional e o apoio às famílias dos indivíduos afectados pelo VIH.

Ao longo dos anos, com os projetos já levados a cabo com a população infetada pelo VIH / sida, bem como a auscultação dos serviços de infeciosas dos hospitais da cidade e dos próprios beneficiários, foram implementadas novas atividades, dando agora uma resposta mais abrangente e devidamente integrada na rede de serviços de Coimbra.

Por indicação da Coordenação Nacional para a Infeção VIH/sida (ex-CNLCS) e mediante a avaliação positiva dos resultados do projeto, desde 2005 foram encetadas diligências para garantir que esta resposta fosse assegurada, em termos mais definitivos, pela Segurança Social. Neste sentido, foi elaborada uma candidatura a acordo de cooperação atípico (enviada em Outubro de 2005), que foi revista pelo Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra (CDSSC), tendo a sua versão final sido remetida para a DGAS (Direcção Geral de Ação Social) em 26/07/2006.

Pela natureza dos serviços prestados e mediante a avaliação realizada a estes projetos, foi-lhes dada continuidade de forma mais estável, mediante o seu financiamento através de acordo de cooperação atípico celebrado com a Segurança Social a 1 de Dezembro de 2006.

Os projetos já levados a cabo com a população infetada pelo VIH/sida, bem como a auscultação dos serviços de Infeciosas dos hospitais da cidade e questionários passados aos seus beneficiários levaram a Cáritas a reajustar algumas das ações que desenvolvia, bem como a propor a implementação de atividades novas. No cômputo geral, pode-se dizer que foi alargado o âmbito de intervenção, dando agora uma resposta mais abrangente e devidamente integrada na rede de serviços disponíveis em Coimbra.

Assim pode-se dizer que, atualmente, o Centro de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial “viHda+” é um equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra que se dedica à prestação de serviços a indivíduos infetados pelo VIH/sida e suas famílias, visando a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a criação e reforço das redes de suporte locais a esta população.

GRUPO-ALVO:

O CAAP presta serviços a pessoas infetadas pelo VIH/sida, bem como a todas aquelas que, em razão da relação de parentesco ou de afinidade, sejam afetadas pela doença.

OBJETIVOS DA RESPOSTA

Objetivo Geral:

Melhoria da qualidade de vida de indivíduos infetadas e / ou afetados pelo VIH / sida.

Objetivos Específicos:

– Favorecer a redução das taxas de seroconversão;
– Promover o rastreio e a vacinação;
– Assegurar a melhoria da qualidade de vida do indivíduo infetado;
– Envolver a comunidade, criando redes de apoio com os serviços públicos e privados;
– Consciencializar os indivíduos dos seus direitos e deveres enquanto cidadãos;
– Combater a discriminação para com as pessoas infetadas e afetadas pelo VIH;
– Promover a reinserção socioprofissional;
– Potenciar a reestruturação cognitiva a nível da interiorização da doença com vista à sua aceitação de forma responsável, nomeadamente através de grupos de apoio;
– Promover ações de índole socioeducativa e ocupacional para o bem-estar emocional dos utentes;
– Apoiar no domicílio dos utentes infetados pelo VIH em situação de dependência.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

1. Satisfação das necessidades básicas:

a) Serviço de refeições
Garantimos a distribuição das refeições do pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar, abrangendo 25 utentes por refeição. Para além disso, importa salientar que a ementa da Cáritas é elaborada de forma a assegurar uma dieta saudável, essencial para indivíduos com um quadro de saúde mais fragilizado.

b) Serviços de balneário e lavandaria
O Centro dispõe de instalações onde os utentes podem tomar banho e realizar a sua higiene pessoal, possuindo, igualmente, uma lavandaria. O CAAP distribui também donativos de vestuário, calçado, rouparia, mobília, etc.

c) Apoio no domicílio
Prestado pelas ajudantes de ação direta, com o acompanhamento dos gestores de caso e supervisão da Diretora Técnica, o apoio domiciliário é realizado não só aos utentes do Centro mas também mediante solicitações dos hospitais ou outras instituições públicas.
Desta forma, quando necessário, o apoio concretiza-se em:
– Distribuição de refeições;
– Administração de medicação;
– Distribuição de donativos (alimentos, roupa, produtos de higiene, etc.);
– Limpeza do lar;
– Auxílio na higiene pessoal;
– Apoio psicossocial.

2. Atendimento / acolhimento 
a) Apoio psicossocial aos utentes, famílias e outros
A Assistente Social/Psicóloga e a Diretora Técnica do Centro têm a cargo, nomeadamente, a realização dos atendimentos e acompanhamentos psicossociais e a articulação com outras instituições.

Este apoio alarga-se igualmente às famílias dos utentes, sempre que estas estão presentes na vida destes indivíduos, bem como à tentativa de reaproximação familiar quando não existe contacto regular. Estende-se igualmente ao trabalho com a comunidade, no sentido de favorecer a reinserção social dos utentes, tentando desmistificar a doença e os receios que ela provoca, não esquecendo o apoio ao utente no que diz respeito a esclarecimentos sobre o VIH, terapêutica, impacto emocional da doença, etc.
Nesta sequência, o apoio psicossocial abrange, nomeadamente:
– Atendimentos sociais;
– Apoio na procura de alojamento;
– Acompanhamento na resolução de questões administrativas, judiciais, etc.;
– Apoio/esclarecimentos sobre o VIH, terapêutica, impacto emocional da doença, comunicação à família, etc.;
– Acompanhamento psicoterapêutico;
– Consultas de psiquiatria;
– Administração de medicação;
– Visitas a utentes detidos em estabelecimentos prisionais;
– Visitas a utentes internados em serviços hospitalares.
– Atendimento / acolhimento
– Apoio na área da saúde
– Apoio jurídico
– Atividades lúdico-ocupacionais
– Inserção Profissional

b) Articulação com outros serviços
Este apoio implica a realização de todas as diligências necessárias à resolução de questões pendentes dos utentes, nomeadamente ao nível de alojamento, tratamento da toxicodependência, reinserção profissional, documentação, etc. Isto implica uma articulação constante e privilegiada com outras estruturas, nomeadamente, CDSSC, hospitais, centros de saúde, ETs e Comunidades Terapêuticas, centros de alojamento, etc.

c) Sessões de formação/informação
Nas ações de formação/informação (apelidadas “Conversas sobre…”) são desenvolvidas diversas temáticas, nomeadamente no sentido de desenvolver aptidões sociais mais assertivas, competências para lidar com a ansiedade, fornecer uma componente informativa sobre a o VIH e outras doenças comuns a este público-alvo, etc.

3. Apoio na área da saúde
a) Articulação com hospitais e centros de saúde, marcação e acompanhamento a consultas e encaminhamento para rastreio e vacinação
Um dos principais objetivos do Centro viHda+ é a aproximação dos utentes aos serviços socio-sanitários e de saúde. Neste sentido, para além de encaminhar, marcamos e acompanhamos os utentes às consultas em vários serviços, promovendo igualmente o rastreio de outras doenças e o cumprimento do plano de vacinação.

b) Visitas hospitalares
As visitas hospitalares são realizadas, normalmente, uma a duas vezes por semana, consoante a situação específica do utente. Nestas visitas, são usualmente entregues donativos alimentares, garantindo-se igualmente roupa e/ou produtos de higiene, sempre que necessário.

c) Consultas de psicologia
Consideramos essencial o acompanhamento psicoterapêutico dos utentes que acompanhamos.

d) Consultas com o médico psiquiatra
O Centro garante consultas realizadas por um médico psiquiatra, que atende 1 vez por semana, articulando com a Assistente Social/Psicóloga e com a ET de Coimbra, quando aplicável.

e) Administração de medicação prescrita
Para além dos serviços já descritos, procede-se à administração diária de medicação do foro psiquiátrico (incluindo agonistas e antagonistas), assim como de antirretrovirais, antituberculostáticos, medicação para a hepatite e outra, realizando igualmente o seu levantamento nas farmácias de oficina ou hospitalares e o envio postal, quando o utente se encontra deslocado de Coimbra.

4. Apoio jurídico
O Centro garante o aconselhamento jurídico, bem como o acompanhamento na resolução de questões judiciais menos complexas. Este apoio tem sido assegurado pela Diretora Técnica e a Assistente Social/Psicóloga, consubstanciando-se essencialmente na prestação de esclarecimentos no âmbito de questões judiciais, bem como na articulação com advogados oficiosos e acompanhamento a Tribunal. Engloba igualmente um trabalho de educação para a cidadania, visando consciencializar os utentes para os seus direitos e deveres enquanto cidadãos.

A advogada realiza atendimentos quinzenais aos utentes do Centro. Este acompanhamento consubstancia-se na resolução de questões várias, nomeadamente acompanhamentos à PSP, SEF, IRS ou serviços administrativos e judiciais, contactos telefónicos, elaboração de requerimentos, representação no tribunal, etc.

5. Atividades Lúdico-Ocupacionais
As atividades lúdicas e ocupacionais que implementamos visam reforçar laços sociais, proporcionar experiências individuais e grupais positivas e ajudar a redescobrir gostos e interesses.

6. Inserção Profissional
Implementámos no viHda+ o “Clube de Emprego”, uma atividade destinada a divulgar ofertas de emprego e formação, a apoiar os utentes na realização de CV e cartas de apresentação, bem como a realizar preparação para entrevistas de trabalho.

Esta ação consubstancia-se nas seguintes atividades:
– Divulgação de ofertas em quadro de parede
– Aconselhamento individual
– Sessões de grupo       

Para além deste espaço, sempre que é considerado adequado, a Assistente Social/Psicóloga e a Diretora Técnica realizam o encaminhamento dos utentes para serviços escolares, nomeadamente para ensino recorrente, Centro de Reconhecimento e Validação de Competências, no caso de adultos, ou para creche, jardim-escola ou escola, no caso de crianças.

O Centro beneficia do trabalho em parceria com várias entidades para colocação dos indivíduos que se encontram preparados em cursos de Formação Profissional ou em emprego, em entidades de natureza vária.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Horário de funcionamento:
1. O CAAP funciona, por via de regra, de Segunda a Domingo, no seguinte horário:
a. Dias úteis – das 09:00 às 21:00;
b. Sábados, domingos e feriados – das 12:00 às 20:00.
2. O CAAP encerrará quando, por motivos imprevistos ou de força maior, não possam ser asseguradas as condições indispensáveis ao seu regular funcionamento.

Inscrições:
Ao utente que pretenda usufruir dos serviços do CAAP poderá preencher uma Ficha de Candidatura. De igual modo serão aceites as candidaturas de utentes encaminhados por instituições de apoio social, judicial, educativo ou unidades de saúde.

Nas situações referenciadas por entidades externas, o técnico responsável pelo encaminhamento deverá proceder ao envio da seguinte documentação:
a. Ficha de candidatura devidamente preenchida;
b. Cópia dos documentos de identificação;
c. Relatório social com breve historial do candidato e razões que fundamentam o encaminhamento.
Hierarquização e Seleção das Candidaturas:
1. Rececionada a candidatura, a Direção Técnica procederá à hierarquização e seleção daquelas que considere adequadas à resposta social em causa.
2. A fim de proceder a um aprofundamento dos requisitos e das necessidades do candidato, é promovida uma entrevista pré-diagnóstica, na qual é feito um levantamento mais exaustivo das necessidades apresentadas, bem como das suas expectativas face aos serviços que serão contratualizados.
3. A Direção Técnica informará o candidato, através de meio idóneo, nos cinco dias úteis após a data da inscrição, se a sua candidatura foi ou não aceite, devendo este manifestar a sua intenção de proceder à admissão.
4. Caso a candidatura seja aceite, mas não exista vaga, o candidato será automaticamente integrado na lista de espera, sendo-lhe fornecida a ponderação atribuída aos critérios de priorização das candidaturas. saúde.

Critérios de priorização das Candidaturas:
Os critérios definidos para a gestão da lista de espera do CAAP são os seguintes:
a. Insuficiência económica;
b. Inexistência ou insuficiência de apoio familiar;
c. Inexistência de outras respostas sociais adequadas à situação;
d. Elemento de referência a frequentar a resposta social;
e. Afastamento das estruturas de saúde;
f. Data de receção da ficha de candidatura.

c) Apoio no domicílio
Prestado pelas ajudantes de ação direta, com o acompanhamento dos gestores de caso e supervisão da Diretora Técnica, o apoio domiciliário é realizado não só aos utentes do Centro mas também mediante solicitações dos hospitais ou outras instituições públicas.
Desta forma, quando necessário, o apoio concretiza-se em:

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