Avaliação final do projeto Mind&Gait decorreu na Cáritas Coimbra
A Cáritas Diocesana de Coimbra recebeu, no dia 16 de julho nas suas instalações, a etapa de avaliação final do Mind&Gait. Este é um projeto liderado pela Escola Superior de Enfermagem (ESEnfC), em parceria com a Cáritas Coimbra e mais cinco organizações e que visa a promoção da autonomia de idosos fragilizados, através da melhoria da cognição, capacidade de marcha e utilização de produtos de apoio. É cofinanciado pelo PT2020, no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico.
O piloto Mind&Gait está a decorrer desde abril na Cáritas Coimbra – Centro N.ª Sr.ª dos Milagres (Cernache) e Centro Social S. Pedro (Ingote). Este piloto envolveu um grupo de utentes de Centro de Dia, na aplicação de um programa que combina atividades de estimulação cognitiva e de atividade física. No processo de avaliação final, juntou-se na sede da Cáritas o grupo de pessoas mais velhas participantes em todo o programa do projeto. Realizaram um conjunto de exercícios físicos, semelhantes aos iniciais, com o intuito de avaliar o progresso das suas capacidades, que foi realizado por investigadores e colaboradores da Cáritas Coimbra, ESEnfC e Instituto Politécnico de Santarém.
Durante o projeto, as sessões de estimulação cognitiva realizadas pretenderam prevenir a fragilidade cognitiva, a dependência, o isolamento e a solidão. Alguns exemplos das atividades realizadas são experimentações sensoriais com alimentos ou a discussão de assuntos do dia-a-dia através de jornais e revistas.
O programa de exercício físico foi implementado consoante as necessidades dos participantes e incluiu exercícios funcionais e de manutenção. Realizaram-se ainda sessões de terapia animal assistida, com o recurso a uma cadela devidamente treinada para o efeito. Esta atividade desencadeou reações muito positivas ao nível emocional, social e do bem-estar, funcionando como o ponto de ligação entre a terapia, a estimulação física, emocional e cognitiva.
Os participantes sentem-se satisfeitos com todas as dinâmicas realizadas ao longo do piloto do projeto, reconhecendo os efeitos positivos das atividades no seu dia-a-dia, principalmente uma melhoria na autoestima e uma maior predisposição para realização de atividades sociais. Com os resultados obtidos será possível avaliar em que extensão e de que forma o projeto Mind&Gait favoreceu a melhoria das capacidades física e motora dos utentes e de que forma deve ser estendida a sua aplicação para o futuro.