Cáritas Coimbra esteve presente na Conferência UNECE sobre o Envelhecimento

O evento aconteceu no Centro de Congressos de Lisboa, nos dias 21 e 22 de setembro, e juntou altos responsáveis de 49 Estados-membros da UNECE (Comissão Económica das Nações Unidas para a Região Europa), bem como outras entidades relevantes, designadamente das Nações Unidas, da Comissão Europeia e da OCDE e representantes de cinco países da CPLP e também da Índia.

Esta conferência tem como principais objetivos promover o envelhecimento ativo, saudável e digno, assim como combater o idadismo. Nela foi feita uma avaliação da Declaração de Madrid sobre o Envelhecimento (2002), sendo este um processo que acontece a cada cinco anos.

No primeiro dia apresentou-se o relatório sumário da implementação do MIPAA/RIS (MIPAA: The Madrid International Plan of Action on Ageing / The Regional Implementation Strategy for MIPAA for the UNECE Region) desde 2012, em três painéis de discussão: reconhecer o potencial da pessoa idosa, encorajar o envelhecimento ativo e garantir o envelhecimento com dignidade.

No segundo dia, ministros dos Estados-Membros da UNECE reuniram-se para uma discussão, da qual resultou a Declaração Ministerial de Lisboa 2017, com as linhas orientadoras para os próximos 5 anos (até 2022).

Ainda no âmbito da Conferência, no dia anterior ao seu início, no mesmo local, decorreu um encontro que juntou 150 Organizações Não Governamentais dos Estados-membros da UNECE e 80 investigadores. Deste encontro saram duas Declarações, que foram apresentadas aos ministros.

A declaração das NGOs reforçou que é importante eliminar as barreiras e que se envolvam as pessoas idosas e suas instituições representantes na monitorização e implementação do MIPAA, no sentido de utilizar o seu potencial na criação de consenso entre todos os stakeholders envolvidos na criação de uma sociedade inclusiva para todas as idades.