Cáritas Coimbra lança novo Projeto Educativo – NASCI PARA SER+

A Cáritas de Coimbra lança hoje o seu novo Projeto Educativo para o triénio 2019-2021, no âmbito dos seus Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL), sob o tema NASCI PARA SER+.

Os Centros de Atividades e Tempos Livres (CATL) da Cáritas Diocesana de Coimbra apoiam crianças e jovens em idade escolar, tendo como função complementar, diversificar e enriquecer as vivências dos seus utentes, numa perspetiva de inclusão social e cultural.

O tema NASCI PARA SER+ baseia-se na conceção de Paulo Freire que assume a «vocação dos seres humanos para um processo contínuo da sua humanização», por oposição à tendência contemporânea de «desumanização, focando-se no meio ambiente e na casa comum, bem como no papel de cada um na sociedade no presente e no futuro.

Este Projeto Educativo coloca as crianças e jovens como centro da ação e, simultaneamente, atores interventivos na concretização das atividades e desafios que concorrem para o seu crescimento e a ocupação útil dos tempos livres. Visa responder com total emprenho e envolvimento às exigências de uma educação potenciadora de um desenvolvimento integral dos utentes, através de atividades lúdico-pedagógicas, competências interpessoais, culturais e de apoio sociofamiliar.

Pretende-se, assim marcar pela diferença quanto ao papel dos CATL nas comunidades educativas e nas famílias; realizar uma intervenção pedagogicamente mais bem fundamentada e sistematizada; inovar com a introdução de mecanismos de acompanhamento e de avaliação, quanto à concretização dos objetivos, do planeamento e realização das atividades, da satisfação dos utentes/famílias e parceiros da comunidade escolar e local.

As atividades serão orientadas por uma equipa multidisciplinar, formada por técnicos com formação especifica em áreas de desenvolvimento infantil/juvenil, cujo objetivo é proporcionar, ao longo dos próximos três anos, experiências lúdicas de aprendizagem e desenvolvimento pessoal dos utentes.

O Projeto Educativo assume um papel determinante na articulação e participação comunitária, explanando a missão, valores e função educativa da Cáritas de Coimbra.