Cáritas de Coimbra participou no RO-MAN e na General Meeting do Projeto GrowMeUp

A Cáritas de Coimbra esteve presente no 26º IEEE Simpósio Internacional sobre Comunicação Interativa Humano-Robô, RO-MAN 2017 realizado em Lisboa 28 de agosto a 01 Setembro.

Este simpósio é um fórum de referência onde foram apresentados e discutidos resultados inovadores de última geração, os últimos desenvolvimentos e as perspetivas futuras relacionadas com Comunicação Interativa Humano-Robô. A conferência abrangeu uma ampla gama de tópicos relacionados com Comunicação Interativa Humano-Robô, envolvendo teorias, metodologias, tecnologias, estudos empíricos e experimentais. Foram apresentados trabalhos relacionados com o estudo da tecnologia robótica, psicologia, ciência cognitiva, inteligência artificial, fatores humanos, design de robô baseado em interação, entre outros.

A Cáritas de Coimbra participou no dia 01/09 no fórum de discussão “Uma comunidade em envelhecimento empoderada pelos robôs” organizado pela Universidade de Coimbra, no âmbito do Projeto GrowMeUp para partilhar a sua experiência sobre a forma como as tecnologias desenvolvidas hoje em dia podem ser transferidas culturalmente para os utilizadores do futuro e de que forma é que as entidades do terceiro setor podem contribuir para o aperfeiçoamento das tecnologias, tornando-as mais próximas do mercado.
Além deste tópico foram discutidos outros tópicos:

• From Data to Knowledge: an ethical research perspective.
• Robots as new legal entities: A legal and industrial perspective
• Public and Private Funding: Opportunities and Impact Assessment

Este fórum permitiu identificar possíveis orientações futuras sobre pesquisa e desenvolvimento tecnológico, a necessidade de existência de recursos humanos especializados e de modelos de financiamento que suportem as atividades associadas. Também se abordou o impacto na sociedade das perspetivas económicas e legais. A discussão pretendeu apontar potenciais ações que possam acelerar a aceitação, promovendo robôs sociais como solução para problemas sociais nas áreas de Vida Assistida Ambiental e Envelhecimento Ativo e Saudável.

No dia anterior foi realizada a General Meeting do Projeto GrowMeUp onde todo o consórcio teve a oportunidade de se reunir presencialmente para discutir a execução dos projetos, suas oportunidades e desafios.

O projeto GroMeMeUp é cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do programa de financiamento Horizonte 2020. Estão envolvidos oito parceiros de seis países diferentes, liderados pela Universidade de Coimbra (para além da UC e da Cáritas Coimbra participam a Universidade de Genebra, a Atrium-Orbis, a Universidade do Chipre, a PAL Robotics, a ProBayes e a Citard IT Services) e que estão a cooperar no desenvolvimento do sistema.