Para que eles não levem falta!

RECOLHA DE MATERIAL ESCOLAR
1 e 2 de setembro de 2018

“Em 2017 o sucesso da recolha de material escolar, escreveu-se com 52.888 lápis e 47.275 esferográficas. Nem as mais de 9.000 borrachas oferecidas, apagam o sucesso desta ação. Enchemos de cor mais de 9.659 folhas e 24.979 cadernos… Obrigado!“

A Cáritas Diocesana de Coimbra está a promover a iniciativa “Para que eles não levem falta!” na Diocese de Coimbra e que vai recolher material escolar nos dias 1 e 2 de setembro, nas lojas Continente do Fórum Coimbra, Eiras e Coimbra Shopping.

A campanha de regresso à escola, promovida pela Cáritas e pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC), com o apoio da Missão Continente e das Farmácias Portuguesas, é uma ajuda às famílias para fazer frente ao impacto financeiro que o regresso à escola representa anualmente. “Trata-se de uma despesa que preocupa todas as famílias e, particularmente, aquelas que vivem com dificuldades financeiras”, explica Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, acrescentando que a Cáritas, ao promover esta campanha, quer também combater qualquer forma de diferenciação entre os alunos, além, de contribuir para o sucesso escolar e a igualdade de oportunidades: “estes dias devem ser de alegria e entusiasmo pelo primeiro contacto ou reencontro com a Escola e, por isso, não queremos que haja qualquer tipo de condicionamento para as crianças e jovens de famílias mais vulneráveis que devem ter como única preocupação assegurar o seu sucesso escolar.”

Esta campanha é realizada em parceria, pelo terceiro ano, com o Instituto de Apoio à Criança. Manuela Ramalho Eanes, Embaixadora da Campanha, sublinha a importância desta iniciativa que visa o Direito à Educação: “é um direito fundamental para o desenvolvimento pessoal e, porque o IAC entende que a escola deve ser um lugar feliz para todas as crianças, proporcionando-lhes sentimentos de alegria, de amizade, de fraternidade, de descoberta do mundo e de respeito pelo outro.”

A campanha decorre nas lojas Continente aderentes, com o envolvimento de centenas de voluntários, de grupos paroquiais de ação social e de outras organizações, que, nos dias 1 e 2 de setembro, estarão a realizar a recolha dos bens escolares mais necessários.

Toda a informação sobre esta campanha intitulada “Para que eles não levem falta” está disponível no site www.caritas.pt e www.iacrianca.pt