Piloto do projeto GrowMeUp em Portugal identificado como boa prática nacional para o Ageing in Place

A Cáritas Diocesana de Coimbra esteve a participar no evento Ageing in place – Boas práticas em Portugal, no dia 16 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Como resultado do levantamento de projetos feito pelo Prof. António Fonseca, da Universidade Católica Portuguesa, o piloto do projeto GrowMeUp em Portugal, desenvolvido pela Cáritas Diocesana de Coimbra, foi selecionado como uma Boa Prática nacional para o Ageing in Place e publicado em https://gulbenkian.pt/publication/boas-praticas-de-ageing-in-place-divulgar-para-valorizar/, obra que foi publicamente apresentada neste evento.

O objetivo do Guia de Boas Práticas foi sinalizar um conjunto de iniciativas de promoção da inclusão social dos cidadãos mais velhos nas respetivas comunidades, valorizando o que é habitualmente designado por ageing in place («envelhecer em casa e na comunidade», em tradução livre). Neste Guia explora-se o conceito de ageing in place através da recolha, organização e divulgação de iniciativas atualmente implementadas em Portugal, classificadas como boas práticas neste domínio. Assim se evidencia a importância do ageing in place em termos funcionais e emocionais, no sentido de manter as pessoas idosas não só a viver em suas casas mas também a participar na vida das suas comunidades, pelo tempo mais alargado que lhes for possível. Pretende -se ir além do reconhecimento da importância dos serviços de apoio domiciliário, chamando a atenção para iniciativas que, pelo seu carácter inovador, possam efetivamente constituir -se como boas práticas neste domínio. Deste modo, procura não só reforçá -las (e aos seus promotores) mas também sinalizar modalidades de intervenção social em linha com as que são preconizadas pela Organização Mundial de Saúde quando se refere ao ageing in place como ter apoio social necessário para viver, com segurança e de forma independente, em casa e na comunidade à medida que se envelhece (WHO, 2015).

Esta abordagem está extremamente alinhada com a intervenção da Cáritas de Coimbra também a nível internacional, nomeadamente na Vice-Presidência do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas, a Coordenação da Rede Temática SHAFE – Smart Healthy Age-Friendly Environments e a Coordenação do grupo D4 (Age-Friendly Environments) da Parceria Europeia de Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável.

O projeto GrowMeUp teve como principal objetivo aperfeiçoar e testar um robô inovador, o GrowMu, para apoiar pessoas com mais de 65 anos nas suas atividades diárias. Este projeto foi cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do programa de financiamento Horizonte 2020 e envolveu oito parceiros de seis países diferentes, liderados pela Universidade de Coimbra. O GrowMeUp é uma tecnologia que permite interagir com as pessoas idosas de uma forma mais humana, lidando com as suas necessidades e hábitos, adaptando dinamicamente as suas funcionalidades e aumentando assim a qualidade do serviço prestado ao longo do tempo, compensando a constante deterioração das capacidades cognitivas inerentes a pessoas mais velhas. O robô vem equipado com um sistema de diálogo inteligente, detetando emoções demonstradas ao longo do diálogo, com vista a manter interações e “construir laços” com as pessoas.