Projeto GrowMeUp apresentado no Fórum Solidão em Amarante
A Cáritas Diocesana de Coimbra participou como palestrante no Fórum Solidão – Olhar Capacitar e Transformar, no Painel I de debate, com o Tema Pode a tecnologia ligar as pessoas?. O evento decorreu no dia 13 de outubro, no Colégio de S. Gonçalo em Amarante.
No painel foram abordadas temáticas como isolamento e solidão na população em geral. No caso da Cáritas de Coimbra foi apresentado o projeto GrowMeUp, cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do programa de financiamento Horizonte 2020, cujo principal objetivo é aperfeiçoar e testar um robô inovador, o GrowMu, que visa apoiar pessoas com mais de 65 anos nas suas atividades diárias. Estão envolvidos neste projeto oito parceiros de seis países diferentes, liderados pela Universidade de Coimbra (para além da UC e da Cáritas Coimbra participam a Universidade de Genebra, a Zuyderland, a Universidade do Chipre, a PAL Robotics, a ProBayes e a Citard IT Services).
No painel foi discutido como é que as tecnologias podem potenciar a conexão das pessoas e como é que os eventos gerados à volta do desenvolvimento das tecnologias potencia o relacionamento interpessoal. Flávia Rodrigues, Relações Publicas do Departamento de Inovação, partilhou algumas perspetivas e experiências sobre o GrowMeUp e outros projetos desenvolvidos na Cáritas de Coimbra
O principal objetivo deste fórum foi a partilha de boas práticas no combate à solidão e isolamento social.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.