Cáritas Coimbra vai lançar um White Paper no ICT 2018 – Rede Temática SHAFE
A Cáritas Coimbra e a AFEdemy pretendem levar a Declaração Conjunta da Rede Temática SHAFE – Smart Healthy Age-Friendly Environments para o nível seguinte com a elaboração de um White Paper durante 2020.
Para esse efeito, a Cáritas Coimbra estará a coordenar um workshop na Conferência Internacional ICT 2018, organizada pela Comissão Europeia, a 5 de dezembro no Hall L6/1 (11:30-12:15), em Viena.
O ICT 2018 é organizado pela Comissão Europeia e pela Presidência Austríaca do Conselho da União Europeia e terá lugar em Viena, de 4 a 6 de dezembro de 2018. Este é um dos principais eventos do ano e vai reunir cidadãos, membros da comunidade científica, decisores políticos e outros entusiastas das TIC para discutir o futuro numa Europa digital. O evento apresentará uma oportunidade para as pessoas envolvidas nesta transformação compartilharem sua experiência e visão da Europa na era digital.
O workshop da SHAFE é coordenado por Carina Dantas, da Cáritas de Coimbra e contará com a participação da equipa de coordenação – Willeke Van Staalduinen, Javier Ganzarain e Ana Jegundo. A página oficial do workshop pode ser consultada em https://ec.europa.eu/digital-single-market/events/cf/ict2018/item-display.cfm?logoff=true&id=21368
Durante o ano de 2018, a Cáritas Coimbra e AFEdemy são as Coordenadoras da SHAFE – uma Rede Temática sobre Ambientes Inteligentes, Saudáveis e Amigáveis para Todas as Idades, aprovada pela Comissão Europeia – que envolve 10 grandes redes europeias e mais de 100 organizações parceiras, trazendo contribuições, comentários e apoio de centenas de partes interessadas em toda a Europa. O Framing Paper sobre o tema foi já lançado para consulta pública em setembro e a Declaração Conjunta já está disponível e será apresentada na reunião anual da HPP a 12 de novembro, que levará a a uma chamada pública para ação.
O objetivo específico da SHAFE é melhorar os dois aspetos principais dos Ambientes Amigáveis à Idade – Locais e Pessoas – na criação de soluções de eSaúde e mHealth – especialmente focados em qualidade e custos. Estes ambientes inteligentes precisam de alinhar o desenvolvimento tecnológico com a indústria da construção civil em termos de políticas e financiamento, a fim de disponibilizar casas inteligentes, acessíveis e a grande escala na Europa. Esta ampla adoção pode ser a pedra angular de um sistema de saúde mais eficiente que acrescente melhor qualidade a um menor investimento, em conformidade com a estratégia do Mercado Único Digital.
A Cáritas Coimbra aproveitou este evento para disseminar o projeto DAPAS, respetivas ambições em termos de resultados e de experiências para o utilizador final, bem como, a partilha de experiências e boas práticas entre os parceiros presentes no evento.
Todas as informações sobre a SHAFE podem ser consultadas em https://caritascoimbra.pt/en/shafe/