ESCLARECIMENTO SOBRE A ENTREGA DE TRATORES

Na passada semana, vários órgãos de Comunicação Social abordaram o assunto da entrega dos tratores no Município de Oliveira do Hospital.

Cabe a Cáritas de Coimbra esclarecer o seguinte:

Após o flagelo do incêndio de 15 e 16 de outubro de 2017, que afetou 12 concelhos da Diocese de Coimbra, a Cáritas de Coimbra definiu e comunicou o seu Compromisso de ajuda a todos os Municípios atingidos, que se traduzia no apoio às necessidades básicas das pessoas afetadas, garantindo a sua subsistência, num princípio de celeridade operativa, sempre em articulação com as autarquias e sob a orientação das mesmas.

À medida que nos foram comunicadas as necessidades, nomeadamente as que diziam respeito ao apoio direto e imediato às populações atingidas, a Cáritas disponibilizou, nos três dias após os incêndios, 4800 bens de primeira necessidade e, pontualmente, continuou a fazer o apoio necessário, por si só ou em articulação com outros parceiros.

Durante essa fase de emergência, a Cáritas propôs-se ainda proceder à gestão das necessidades identificadas, pelas entidades locais ou por particulares, e agilizar o processo de voluntariado que envolvia cada ação, implementando a plataforma “De Mãos Dadas”.

O Compromisso Cáritas firmou-se em 4 Critérios: necessidades identificadas e priorizadas pelas câmaras municipais; bens primários (motosserras); bens que não fossem suportados em candidaturas até 5.000€ (tratores); e celeridade na intervenção.

A Metodologia para a execução da ação passava pela solicitação, junto das câmaras municipais, das listagens de perdas e danos registados e que se enquadrassem nos critérios do Compromisso. Seguia-se a triagem das necessidades, realizada pela equipa da Cáritas, a partir do contato com os beneficiários, originando uma listagem provisória que seria remetida novamente para as câmaras municipais para que fosse validada.  A validação da câmara municipal originava a listagem final de apoios, aquisição e entrega dos bens a estas e, consequentemente, aos beneficiários.

Para fazer face às solicitações de ajuda, que se previam, a Cáritas de Coimbra definiu que os donativos recebidos a partir de 15 de outubro na Conta “Cáritas de Coimbra – Incêndios 2017” seriam alocados aos incêndios de outubro. Duas iniciativas associaram-se à Cáritas de Coimbra, confiando o valor angariado nas mesmas para apoio às pessoas afetadas – “É Preciso Acreditar” promovida pelo artista André Sardet e a “10ª edição da Taça Portugal Solidário”, com o alto patrocínio do Presidente da República. Destas duas ações decorreram 213.879,25€ de donativos. Com os donativos recolhidos pela Diocese de Coimbra, a partir das suas Paróquias, acrescentou-se 211.000,00€  ao apoio aos incêndios de outubro (pois os restantes 85.678,91€ ficaram afetos aos incêndios de junho). Com os donativos de outros particulares, empresas e associações atingiu-se o valor de 530.015,72€.

O investimento em equipamentos e infraestruturas totalizou 543.064,35€, traduzido na aquisição de 116 motosserras, 46 tratores, 23 alfaias agrícolas e 2 anexos para abrigo dos animais. As despesas com bens de primeira necessidade (alimentação e vestuário) e os custos afetos à execução do compromisso (deslocações, combustíveis, etc.) e regularização de IVA importaram em 1.705,42€. O orçamentado foi ultrapassado em 14.754,05€, subtraídos à verba disponível dos incêndios de junho.

Cabe à Cáritas de Coimbra esclarecer que a demora na entrega dos tratores às pessoas vítimas dos incêndios do Município de Oliveira do Hospital não é de todo responsabilidade sua, mas inteiramente do Município, tendo, ao longo do tempo e de diversas formas, diligenciado, junto deste, para que a entrega fosse realizada.

De referir, em oposição, que a entrega dos restantes tratores, com base nos mesmos critérios e procedimentos, foram entregues, na primeira fase, durante o mês de dezembro de 2017 e, na segunda fase, concluiu-se a entrega a 7 de março de 2018.

Consulte AQUI mais pormenores sobre toda a ação.