Projeto (Des)Igual abrangeu mais de 13000 pessoas
O projeto (Des)Igual da Cáritas de Coimbra superou todas as expectativas e abrangeu um total de 13060 pessoas. Quando foi lançado, em março de 2017, previa-se que beneficiasse 4183 pessoas, o que já seria um resultado positivo.
Este projeto destacou-se pela sua abrangência transversal e diversificada. Os workshops/sessões de sensibilização para a igualdade de género e prevenção da violência doméstica incluíram vários grupos, tais como crianças e jovens (desde o Jardim de Infância ao Ensino Secundário, passando por grupos comunitários), pais e educadores, séniores, técnicos e instituições da área e grupos de pessoas socialmente vulneráveis (vítimas, presidiários, sem-abrigo e usufruidores do rendimento social de inserção).
Ao longo da sua implementação foram realizadas 724 sessões (mais 513 do que as inicialmente previstas) nos distritos da Diocese de Coimbra – Coimbra, Leiria, Santarém, Aveiro e Viseu. Destaca-se que mais de 96% dos beneficiários inquiridos reconheceram a importância da intervenção do projeto. Foi, ainda, criada uma plataforma e-learning do projeto.
O (Des)Igual foi um projeto cofinanciado pelo Programa Portugal 2020 (PO ISE) que proponha potenciar a quebra de ciclos de violência e promover um desenvolvimento saudável e seguro das relações das próximas gerações, através das ações de sensibilização. Para isso, estava assente em 4 vertentes: (1) educação de crianças e jovens e públicos potencialmente vulneráveis; (2) capacitação e empoderamento de mulheres vítimas de violência; (3) disseminação alargada da igualdade de género, através de programa de eventos culturais e de plataforma e-learning; e, por fim, (4) capacitação técnica dos atores da intervenção.
A Cáritas de Coimbra criou e desenvolveu este projeto como forma de consolidar o seu trabalho em matéria de igualdade de género e prevenção da violência doméstica, algo a que pretende dar continuidade no futuro.