Assinala-se hoje dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica
Assinala-se hoje dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica
Cáritas de Coimbra e Coral Quecofónico do Cifrão unem-se por esta causa
Assinala-se hoje, 7 de março, pela primeira vez um dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica, estabelecido pelo governo para alertar para o problema e prestar homenagem às vítimas.
Com o objetivo de consciencializar a comunidade sobre o problema e homenagear as vítimas, a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, propôs ao Conselho de Ministros assinalar um dia de luto nacional. A proposta foi aceite e assume-se como um dia de protesto ao facto de se ter assistido a um elevado número de registos de mortes por violência doméstica nos primeiros meses deste ano.
Desde 2004 foram registadas mais 500 vítimas em contexto doméstico e, segundo o observatório da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, em 2018 morreram 28 mulheres. Nos primeiros dois meses de 2019, a GNR recebeu 1770 denúncias e deteve 130 pessoas. Desde o início de 2019 morreram já doze mulheres.
A prevenção e o combate à violência doméstica são desafios coletivos de toda a sociedade. A Cáritas Diocesana de Coimbra junta-se à Tuna da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Coral Quecofónico do Cifrão, que demonstrou interesse em contribuir na luta contra este problema social. Está a promover um festival de tunas, VIII Lágrimas de Amores, cujos lucros irão reverter a favor da resposta social da Cáritas Diocesana de Coimbra – Comunidade de Inserção Renascer.
A Cáritas Diocesana de Coimbra admite desde 2007 mulheres vítimas de violência doméstica ou em risco social, acompanhadas ou não dos seus filhos, no seu equipamento Comunidade de Inserção Renascer. Aqui, as mulheres em situação de vulnerabilidade encontram todo o apoio para a sua integração social.
O Festival de Tunas Lágrimas de Amores vai decorrer no dia 13 de abril, às 21h00, no Teatro Académico Gil Vicente e espera grande adesão por parte da sociedade para apoiar esta causa e desfrutar de uma noite cultural.