Cáritas Coimbra deslocou-se à Grécia para o 2º encontro do projeto AVIK
A Cáritas Diocesana de Coimbra esteve em Salónica – Grécia, de 18 a 20 de março, a participar na segunda reunião do projeto de intercâmbio cultural e inclusão social AVIK. Este é um projeto financiado pelo programa Erasmus+, da Comissão Europeia. Em representação da instituição estarão presentes Flávia Rodrigues e Sofia Ortet.
No segundo encontro deste projeto de intercâmbio de competências interculturais e boas práticas para a inclusão social, os parceiros tiveram a oportunidade de ver posto em prática pela primeira vez o jogo RefuGame. Este é um incentivo à comunicação intercultural e ao entendimento mútuo entre a população nativa e não nativa, sendo usado com sucesso como material educativo em grupos interculturais. Posteriormente esta prática será transferida, adaptada e avaliada em cada país. Neste encontro foi possível perceber qual a melhor forma de implementar este jogo intercultural em cada um dos países e quais as diferentes perguntas a promover na comunidade.
Na reunião foi apresentado o site do projeto e existiu uma discussão sobre as atividades de disseminação, questões administrativas e tarefas. Foi ainda discutida a adoção do jogo em função dos objetivos do projeto AVIK.
AVIK é um projeto coordenado pela entidade alemã WHKT- Westdeutscher Handwerkskammertag, sendo as restantes entidades parceiras a Cáritas de Coimbra (Portugal), o CIAPE – Centro Italiano per L’Apprendimento Permanente (Itália), VondiConsulting Unternehmensberatung Vondrak KG (Áustria), Datca Ilce Milli Egitim Mudurlugu (Turquia), Centre for the Greek Language (Grécia) e AC Amics de la Biblioteca de la Fonteta (Espanha).