Cáritas de Coimbra convidada para apresentar os projetos ReHab e GrowMeUp

A Cáritas Diocesana de Coimbra irá marcar presença no II Congresso de Cuidados Continuados e Paliativos, sob o lema “Investir no Futuro”. O encontro será promovido pelo Instituto S. João de Deus (ISJD), através da Clínica S. João de Ávila, e terá lugar nos dias 21 e 22 de novembro na Sede da ISJD, em Lisboa.

No primeiro dia do congresso, Andrea Campos, do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, fará parte da sessão que terá como foco as Novas Tecnologias, partilhando o trabalho desenvolvido pela organização em diversos projetos, nomeadamente os que foram testados e implementados em áreas de saúde digital, sendo exemplos os projetos ReHab e GrowMeUp.

O ReHab tem como principal objetivo a estimulação cognitiva e a reabilitação funcional de forma individual e em grupo, de pessoas mais velhas, em ambiente assistido e ao domicílio. As várias ações estão a ser implementadas pela Cáritas de Coimbra em 2019, com o apoio do Instituto Pedro Nunes e a Fraunhofer AICOS, colocando à disposição dos participantes um kit multidimensional de tecnologias inovadoras e materiais tradicionais, que vão desde jogos geriátricos a jogos de treino cognitivos disponíveis num tablet, passando pela interação com um avatar. O projeto é financiado pelo Banco BPI, no âmbito do programa BPI Seniores 2018.

O GrowMeUp terminou no ano passado e teve como objetivo desenvolver um robô inovador para ambientes de vida assistida (o robô GrowMu) que poderia apoiar as necessidades dos cidadãos 65+ nas suas atividades de vida diária. O principal objetivo do projeto era fornecer um robô acessível que pudesse aprender com as rotinas e hábitos destas pessoas, aprimorando e adaptando as suas funcionalidades para compensar dinamicamente a deterioração constante da capacidade cognitiva, garantindo simultaneamente a prestação consistente de serviços e a qualidade de vida durante todo o processo de envelhecimento. Para determinar a eficácia do GrowMeUp, um grupo de utentes da Cáritas de Coimbra teve a oportunidade de testar este sistema. O projeto foi cofinanciado pela União Europeia no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020.

Além das Novas Tecnologias e o seu contributo na qualidade de vida e segurança dos doentes, o Congresso de Cuidados Continuados e Paliativos irá permitir o debate sobre outros temas como o estatuto do cuidador informal ou dilemas ético-clínicos em fim de vida.

Saiba mais sobre o Congresso e conheça o Programa.