Personalidades da História e da Educação vão invadir a Baixa de Coimbra
A cidade dos estudantes e da mais antiga Universidade do país, por onde passaram grandes personalidades das ciências, das artes ou da literatura, vai receber uma vez mais, no dia 4 de março, o desfile de Carnaval da Cáritas Diocesana de Coimbra. As ruas da Baixa de Coimbra serão palco do corso que contará com cerca de 1200 crianças e jovens e que irão encarnar as personalidades de grandes Ícones da História e Educação.
Mantendo a tradição dos últimos anos, as crianças e jovens dos diversos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Cáritas Diocesana de Coimbra, prometem agitar e animar as ruas da Baixa de Coimbra a partir das 11h00. Quem se juntar aos festejos poderá recordar Amália Rodrigues ou encontrar Neil Armstrong, o famoso astronauta mas em ponto pequeno. Pode cruzar-se com personalidades da história de Portugal, como o Infante D. Henrique ou a Padeira de Aljubarrota, ou até mesmo ficar a conhecer a célebre princesa da cidade, a Cindazunda. Para os mais românticos não faltarão os ícones de Shakespeare, Romeu e Julieta, ou o autor mais nacional Luís de Camões e as suas Tágides.
O desfile tem início no Largo da Portagem , seguindo o percurso pela Rua Ferreira Borges e Visconde da Luz, Praça 8 de Maio, Rua da Louça, Gala e Padeiras, seguindo para a Av. Fernão Magalhães, Rua da Sota, Largo da Portagem, Ponte Santa Clara, Av. Conimbriga, desembocando na Rua Luís António Verney. O cortejo termina na Escola Silva Gaio, que gentilmente cedeu uma vez mais as suas instalações para a realização do almoço e tarde recreativa.
Este ano, a animação da tarde chega com algumas novidades. “Nasci para a Música!” é uma iniciativa nova no programa de animação do Carnaval e promete ir ao encontro às diferente faixas etárias dos utentes. Será um espaço onde os jovens com talento musical, instrumental ou voz, o podem apresentar à comunidade CATL da Cáritas de Coimbra. Segue-se um concerto de música ao vivo, com uma banda que promete interpretar os êxitos da atualidade, bem conhecidos dos mais novos, e que encherá o pavilhão de ritmo, dança e muita animação. Os insufláveis estarão também disponíveis, como é habitual, para os mais pequenos.
As atividades programas para o Carnaval deste ano foram orientadas pelo Projeto Educativo “Nasci para Ser+”, que tem como foco as crianças e jovens. Este projeto assume um papel determinante na articulação e participação comunitária, visando a realização de atividades e desafios que permitam o crescimento dos utentes, ocupando assim utilmente os seus tempos livres. Assim, também o tema do desfile surgiu da implementação deste Projeto Educativo, que visa responder às exigências de uma educação potenciadora de um desenvolvimento integral das crianças e dos jovens.
A Cáritas Diocesana de Coimbra conta com a presença dos cidadãos para assistir a esta tradição carnavalesca, onde o objetivo será “Ser+”. Convoca assim toda a comunidade a deslocar-se à Baixa de Coimbra no dia 4 de março, segunda-feira, para participar no corso que é já um marco na cidade. Num âmbito educativo e histórico, promete exceder as expectativas de todos os presentes.