Cáritas Coimbra participou num webinar que apresentou várias perspetivas sobre o Cuidador Informal
A Cáritas Diocesana de Coimbra partilhou as suas experiências em projetos tecnológicos que integram a participação do cuidador informal, num webinar que se realizou no dia 5 de novembro.
O evento assinalou o Dia Mundial do Cuidador Informal e foi organizado pela UICISA:E (The Health Sciences Research Unit: Nursing – Unidade de Investigação em Ciências da Saúde da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra – ESEnfC). O webinar teve como tema central “Tecnologias e capacitação do Cuidador Informal” e serviu para partilhar os resultados de investigação de diferentes entidades sobre esta temática.
Flávia Rodrigues, em representação da Cáritas de Coimbra, apresentou os projeto Smartwork, DAPAS e outros projetos tecnológicos nos quais a entidade está a participar, sob o mote “Tecnologias que ligam as pessoas – integração do cuidador informal”.
Além da Cáritas de Coimbra, fizeram também parte do painel os seguintes convidados e respetivos temas: Paulo Alexandre Ferreira, ESEnfC – “Capacitar para o cuidado: experiência do cuidador informal da pessoa com AVC”; Verónica Coutinho, ESEnfC – “DPOC.SUPORT: desenvolvimento de aplicação para cuidadores informais de doentes portadores de DPOC” e Maria do Céu Nunes e Telma Vidinha, CHUC – Capacitação do cuidador informal. A moderação ficou ao cargo de Paulo Alexandre Ferreira, ESEnfC.