Cáritas de Coimbra participa em Think Tank digital dedicado à Tecnologia
A Cáritas Diocesana de Coimbra participou enquanto oradora no think tank digital da iniciativa PME no Radar, dedicado à Tecnologia em tempos de “novo normal”. A sessão, promovida pelo Jornal de Negócios em parceria com o Santander, decorreu no dia 28 de abril e o público pôde acompanhar em direto nas redes sociais. A abertura institucional da conferência foi feita pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
O think tank contou com um painel de especialistas e líderes das PME (Pequenas e Médias Empresas) para analisarem e debaterem as soluções adotadas na área da Tecnologia face à conjuntura que a sociedade está a atravessar. Com moderação por André Veríssimo, Diretor do Jornal de Negócios, ao longo da sessão foram abordados os grandes desafios verificados no setor e temas-chave, como a revolução digital 2.0 e a reinvenção dos negócios e novas formas de trabalhar enquanto forma de adaptação ao novo contexto derivado da Covid-19.
Natália Machado, Gestora de Projetos da Cáritas de Coimbra, integrou o painel de oradores convidados, contribuindo para o debate do tema “As PME em Portugal – Presente e Futuro, o Novo Normal”. Natália apresentou o projeto LIFEBOTS Exchange que, ao dar continuidade ao projeto Growmeup, estuda como os robôs sociais podem ser uma potencial solução a utilizar na prestação de cuidados e apoio, particularmente no âmbito social e da saúde.
O LIFEBOTS é um projeto aprovado no âmbito das Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA RISE), ao abrigo do programa H2020 da Comissão Europeia, o seu objetivo passa por criar uma nova realidade de cuidados com a inclusão de robôs sociais, através de uma cooperação interdisciplinar, intersectorial e internacional e com o intercâmbio de pessoas e conhecimento. O consórcio é composto por 13 parceiros que representam instituições de investigação, empresas e ONG de toda a Europa e da Coreia do Sul.
No final da conferência, a representante da Cáritas de Coimbra referiu o importante papel da Tecnologia na adaptação da instituição à nova realidade, dando como exemplo: os contactos regulares e o serviço alternativo de alimentação e higiene pessoal para os utentes dos Centros de Dia que encerraram temporariamente; as “Visitas Virtuais” nas Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), através de tablets/smartphones, para manter a comunicação entre os utentes e os seus familiares; e os webinars do projeto Triplo D que dão continuidade aos debates que promovem o envolvimento democrático entre a comunidade escolar.
Veja o Think Tank digital “PME no Radar – Tecnologia″ AQUI (o think tank só começa aos 21 minutos).