Cáritas de Coimbra participou no Conselho Geral da Cáritas Portuguesa

No dia 21 de novembro, reuniu, por meios telemáticos, o Conselho Geral da Cáritas Portuguesa tendo contado com a representação da Cáritas Diocesana de Coimbra e de outras 18 Cáritas Diocesanas da rede nacional.

José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, que preside ao Conselho Geral, dirigiu aos presentes uma mensagem de felicitação pelo trabalho que a rede nacional Cáritas tem desenvolvido na resposta aos desafios colocados pela Pandemia lembrando que “esta é a hora da Cáritas!”

Deixou ainda uma palavra de felicitação à direção da Cáritas Portuguesa e do Conselho Fiscal que terminam os seus mandatos. Um triénio desafiante ao qual foi possível dar respostas concretas. D. José Traquina renovou as palavras de louvor deixadas pelos Bispos de Portugal, ao Prof. Eugénio Fonseca e saudou a presidente nomeada, Rita Valadas.

O Conselho saudou também o novo presidente e direção da Cáritas Diocesana de Coimbra, reconhecendo e agradecendo o trabalho realizado pelo anterior presidente Pe. Luís Costa.

Depois de apresentado, discutido em grupos de trabalho e esclarecidas dúvidas, foi aprovado o Plano de Atividades e Calendário da Cáritas Portuguesa, que durante o ano de 2021, irá procurar responder às necessidades e circunstâncias que advêm da missão da Cáritas em Portugal. Foi também aprovado o Orçamento Previsional para 2021.

Foi feito um diagnóstico da situação pandémica e socioeconómica do país, a partir do Coordenador Nacional das Emergências da Cáritas, Duarte Caldeira, que destacou algumas linhas de ação para o trabalho a ser realizado no futuro próximo: intensificar a formação com o objetivo de apoiar as tomadas de decisão; manter o espirito de coesão e união de esforços com forte sentido de organização; manter a serenidade assegurando a confiança nas instituições; desenvolver estratégias de criatividade e união de recursos e competências para a resposta aos efeitos socioeconómicos.

A Cáritas irá assinalar o seu 65º aniversário durante o ano de 2021 e nesse sentido a Semana Nacional Cáritas, a assinalar de 1 a 7 de março, terá com tema “65 Anos – Cáritas o Amor que Transforma”.

A acompanhar os trabalhos do Conselho Geral da Cáritas esteve a presidente eleita Rita Valadas que saudou os presentes e renovou o seu compromisso com o serviço e missão da Cáritas.

D. José Traquina terminou os trabalhos deixando aos presentes o verbo “escutar” como chave de leitura para os tempos que se aproximam. A escuta ativa, serena e de confiança que permitirá viver com prudência, mas respondendo às necessidades daqueles que mais precisam: “a Cáritas será sempre o rosto e o coração da Igreja no mundo.”

Fonte: Cáritas Portuguesa