Cáritas de Coimbra participou pelo terceiro ano consecutivo como júri do Coimbra Innovation Days

Foi no dia 20 de novembro que as equipas participantes do Coimbra Innovation Days fizeram as suas apresentações finais perante os jurados, com o objetivo de apurar a vencedora. A Cáritas de Coimbra participa como júri desde o início do concurso Innovation days, um programa que decorre já há 3 anos, cujo objetivo é sensibilizar os participantes para se debruçarem sobre os verdadeiros problemas que existem na sociedade para desenvolverem, usando uma metodologia de Design Thinking, soluções adequadas às necessidades, em alternativa ao mais tradicional processo desenvolvimento de uma ideia “de laboratório” para o mercado. Para muitos dos participantes é a primeira experiência que têm neste domínio.

Foram dez os desafios lançados às equipas e que pretendiam encontram soluções para problemas reais como, por exemplo, o acompanhamento de pacientes com doenças crónicas; como potenciar a saúde e bem estar entre profissionais de saúde no contexto da COVID-19 ou como promover a literacia em saúde das grávidas. O conjunto dos desafios lançados pode ser consultado em https://www.uc.pt/research/rdit/iniciativas/idays/Desafios

O painel de jurados deste ano apresentou-se bastante diversificado e foi composto por personalidades de diferentes áreas: Flávia Rodrigues – Coordenadora de Comunicação/Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra; Cláudia Cavadas – Vice-Reitora da Universidade de Coimbra; António Cunha – Diretor Executivo do Laboratório de Automação e Sistema do Instituto Pedro Nunes; Alexandrina Mendes – Docente na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra; Richard Bosmans – Essilor França; Vitor Raposo – Docente na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Margarida Ornelas -Administradora IPO; Paulo Moura – Maternidade Daniel de Matos; Laura Brown – Newcastle Univ Innovation Days organiser; Patrícia Calado – Delegada e Ponto de Contacto Nacional para a Saúde no Horizonte 2020  e Joana Branco – Diretora de Inovação – Biocant.

Num concurso bastante disputado, a ideia vencedora desta ano consiste numa aplicação que tem como objetivo capacitar e informar mulheres grávidas para que a gravidez seja uma experiência positiva e não traumática. Pretende também conferir à mulher literacia em saúde em relação à gravidez, bem como quais os seus direitos, empoderando a mulher para tomadas de decisão conscientes e um acompanhamento consciente e informado das várias fases da gravidez, ao parto e saúde materna. O prémio foi entregue pela Vice-Reitora da Universidade de Coimbra, Cláudia Cavadas.

À equipa vencedora foi atribuído um prémio monetário de 500€ e a oportunidade de participar na iniciativa final “Idays winners event” juntamente com as melhores equipas selecionadas de cada uma das mais de 30 EITHealth Innovation Days que estão a ser realizadas em paralelo na Europa.