Centro Comunitário S. José continua a apostar na integração social através das Artes e Ofícios

No âmbito da parceria entre a Cáritas Diocesana de Coimbra e o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, decorreu entre os meses de outubro e novembro uma ação de formação certificada na área do artesanato.

A ação, num total de 175 horas, decorreu entre as instalações do Centro Comunitário S. José e a sede do CEARTE, tendo sido cuidadosamente preparadas as condições físicas dos espaços e a constituição dos grupos de formandas, de forma a reduzir o risco de contágio da COVID-19.

Esta parceria tem-se revelado produtiva e repleta de criatividade, resultando ao longo dos anos em diversas ações de formação na produção de artigos de excelência, com design exclusivo e de qualidade profissional. Desta vez, o resultado da formação foi uma coleção de cadernos elaborados com materiais de desperdício de uma litografia local, aos quais foram aplicadas impressões por cianotipia e detalhes em diversos pontos de bordado.

No vídeo ilustrativo da ação é possível apreciar alguns dos artigos produzidos, sendo que cada um é único. O CCSJ prossegue assim o seu trabalho de integração social, através da formação, promovendo e valorizando competências pessoais.