Cáritas de Coimbra organizou workshop de Ética para os pilotos de larga escala do projeto ValueCare
O projeto ValueCare – metodologia baseada no valor gerado para os cuidados integrados, com apoio das TIC – tem como objetivo o desenvolvimento de uma aplicação e de uma plataforma de cuidados integrados personalizados (nas áreas social e da saúde), especialmente construídas para melhorar:
- A qualidade e a eficácia dos cuidados prestados aos adultos mais velhos;
- A sua satisfação em relação aos prestadores de cuidados sociais e de saúde (bem como a dos seus cuidadores formais e informais);
- A eficiência e a coordenação dos recursos de saúde e de apoio social, quer a nível nacional, quer a nível europeu.
A solução ValueCare será testada em 7 pilotos de larga escala na Europa – Holanda, Portugal, Itália, Grécia, Espanha, Croácia, Irlanda – envolvendo, em cada, um total de 240 adultos mais velhos, bem como os seus principais cuidadores formais e familiares próximos.
Enquanto coordenadora da tarefa “Protocolos Éticos”, a Cáritas Diocesana de Coimbra (CDC) propôs aos restantes parceiros envolvidos na componente de “Ética e Proteção de Dados” – Polibienestar, Universidade de Valência (UVEG) e Fondazione Bruno Kessler (FBK) – organizar um workshop de Ética para todos os parceiros piloto do projeto ValueCare. Este visou apresentar os principais requisitos necessários ao cumprimento duma conduta ética e legal nos processos de implementação e de avaliação dos 7 estudos-piloto, bem como os principais procedimentos para garantir a proteção de dados e a privacidade dos participantes dos pilotos ValueCare.
O evento realizou-se no dia 23 de junho e contou com a presença de cerca de 20 participantes. Foi moderado por Tamara Alhambra (UVEG), e apresentado por Sofia Ortet (CDC), Natália Machado (CDC) e Sara Testa (FBK), como oradoras.
O consórcio ValueCare inclui 17 parceiros europeus, sendo financiado pelo Programa Horizonte 2020 da União Europeia, ao abrigo do Acordo de Subvenção n.º 875215.