Cáritas Diocesana de Coimbra participou num workshop europeu sobre Impact Assurance para os pilotos do Projeto Pharaon

No dia 26 de março de 2021, a Cáritas Diocesana de Coimbra participou num workshop europeu de Impact Assurance para os pilotos do Projeto Pharaon com representantes Piloto de Larga Escala do piloto de Valência do projeto ACTIVAGE, (o primeiro Piloto de Larga Escala na área do envelhecimento ativo e saudável https://www.activageproject.eu/que conseguiu explorar e colocar no mercado o serviço experimental.

O objetivo do workshop foi apresentar a experiência do projeto ACTIVAGE, destacando os principais fatores facilitadores que permitiram a adoção do serviço.

Este workshop irá potenciar o refinamento da estratégia de Impacto do Piloto de Larga Escala (LSP) português e o mapeamento que permitirá levar os seus serviços experimentais para o mercado. Neste workshop estiveram envolvidos os três gestores inerentes ao Impact Assurance: nomeadamente o Gestor de Negócio, o Gestor Social e o Gestor Clínico, bem como o Gestor de Inovação e Disseminação do LSP português.

O piloto português é coordenado pela Cáritas Diocesana de Coimbra e pela Santa Casa da Misericórdia da Amadora. Assim, Coimbra e Amadora irão testar tecnologias centradas no utilizador e enfrentarão desafios relacionados com o atendimento integrado, planeamento, processos e infraestruturas integradas, partilha de conhecimento e reconhecimento de áreas naturais verdes e urbanas azuis como aspetos fundamentais para o bem-estar físico e mental de cada cidadão.

O projeto Pharaon – Pilots for Healthy and Active Ageing pretende desenvolver plataformas integradas que permitam um atendimento personalizado e otimizado de saúde e assistência social, mantendo a dignidade das pessoas mais velhas e aumentando a sua independência, segurança, capacidades e estimulando o seu interesse pelas áreas naturais urbanas próximas. Além disso, pretende fomentar sua participação ativa na preservação do meio ambiente. Para tanto, propõe integrar serviços, dispositivos e ferramentas digitais em plataformas abertas que possam ser prontamente implementadas.

O consórcio Pharaon é composto por 42 entidades europeias e o projeto recebeu um investimento total de 21,5 milhões de euros financiado pelo Programa de Pesquisa e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do Contrato de Subvenção n.º 857188.