Projeto DAPAS reconhecido pelas Nações Unidas como boa prática de saúde e bem-estar
Com o sucesso da primeira edição, desenvolvida entre 2018 e 2019, as Nações Unidas voltaram a abrir uma segunda chamada em 2021 para a apresentação e partilha de boas práticas e histórias de sucesso, que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030.
Mais de 700 propostas foram avaliadas por uma equipa de peritos de entidades da ONU (Organização das Nações Unidas) e o DAPAS, projeto que está a ser implementado pela Cáritas de Coimbra, foi selecionado e enquadrado no ODS 3 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. A boa prática pode ser consultada em: https://sdgs.un.org/partnerships/promoting-older-persons-wellbeing-innovative-ict-solution-dapas-system.
O objetivo do projeto DAPAS é integrar pacotes de serviços diferenciados que aumentam a segurança, apoiam as atividades da vida diária, promovem envelhecimento ativo e facilitam a comunicação. A COVID-19 teve grande impacto no projeto, uma vez que todas as atividades com os participantes mais velhos estavam planeadas para correr pessoalmente e em grupo. Mas, com algumas modificações pontuais, foi possível utilizar o sistema DAPAS como um facilitador da comunicação entre os utentes e seus cuidadores formais e os jogos cognitivos foram essenciais para ajudá-los a passar pelo período de confinamento.
O DAPAS é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living – ICT for Ageing, 2017) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.