Projeto DIANA da Cáritas Coimbra participa no Webinar de Introdução das Linhas de Orientação para Conformidade com Padrões Éticos do programa europeu AAL
No passado dia 12 de fevereiro, a Diocesana de Coimbra, representada pelo Departamento de Inovação, participou no Webinar de Introdução das Linhas de Orientação para Conformidade com Padrões Éticos, desenvolvido pelo programa de financiamento europeu AAL. O convite surgiu a propósito de um dos projetos em que a entidade está envolvida: o DIANA.
O projeto DIANA (financiado pelo programa europeu AAL, e em Portugal, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT) pretende apoiar utentes mais velhos com demência e os seus enfermeiros e cuidadores formais, colocando à sua disposição um sensor que detete possíveis riscos de queda e que auxilia em outras atividades diárias. A fase de testes do sistema começará em breve, nas Unidades de Longa Duração e Manutenção da Cáritas de Coimbra. Para além de Portugal, a fase de testes ocorrerá numa clínica geriátrica na Suíça.
O DIANA foi escolhido pelo programa AAL, entre outros 4 projetos europeus, para participar na implementação destas Linhas de Orientação. Elas constituem um modelo que não se foca apenas na contextualização legal, mas também na criação de um diálogo ético, entre todas as partes interessadas no desenvolvimento da tecnologia (utilizadores mais velhos, responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia, decisores políticos, e outros utilizadores).
O webinar e os resultados desta sessão (a implementação das linhas de orientação) serão fundamentais para refletir os valor éticos no curso do projeto DIANA, assim como fortalecer a área de ação dos restantes projetos no qual a instituição está envolvida. Assim, as competências já comprovadas da Cáritas Diocesana de Coimbra na área da Ética sairão, mais uma vez, fortalecidas.
As linhas de orientação estão disponíveis em: http://www.aal-europe.eu/wp-content/uploads/2020/08/AAL-guidelines-for-ethics-final-V2.pdf