Utentes da Cáritas de Coimbra estão a experimentar botões que os lembram de beber água ou tomar medicação
Numa aposta contínua de melhoria e inovação nos serviços prestados aos seus utentes, a Cáritas de Coimbra tem vindo a trabalhar em diversos projetos nacionais e internacionais. Está agora a testar, junto dos cidadãos mais velhos que usufruem das respostas sociais de Centro de Dia e de Serviço de Apoio Domiciliário, um conjunto de botões programáveis à medida de cada utente, para que estes não se esqueçam de tarefas que têm que realizar diariamente. É este o projeto Klikkit.
A solução Klikkit foi concebida para melhorar a adesão à terapêutica dos utentes mais velhos, tornando-os mais independentes e, como consequência, aliviando a carga dos profissionais de saúde ao nível da monitorização, aconselhamento e prestação de cuidados. O sistema consiste em três botões e um tablet que lembram o utente da ingestão de água, medicação ou de outras tarefas diárias como ir jantar ou levantar-se da cama.
Esta investigação vai abranger 100 utentes da Cáritas de Coimbra e, à semelhança de projetos já implementados, os participantes serão divididos em dois grupos: o de intervenção e os de controlo. As cem pessoas serão monitorizadas nestas tarefas pelos seus cuidadores habituais, mas apenas 50 experimentarão estes novos dispositivos tecnológicos. No final, pretende-se fazer uma comparação sobre a eficácia destes botões e dos seus lembretes, em comparação com a autonomia destas pessoas ao fazerem estas três atividades, sem qualquer tipo de estímulo tecnológico. O resultado esperado, de forma geral, é o aumento ou, pelo menos, a manutenção da autonomia do adulto mais velho.
O Klikkit já está em andamento e as pessoas que receberam o sistema garantem que é muito útil. Uma das utentes, de 84 anos, tem dois dos seus botões programados para beber água e tomar a sua medicação antes de ir para o Centro de Dia. “Às vezes ainda estou na cama e ouço o botão a tocar e já sei que me devo levantar para ir tomar a medicação.” A utente reforça a sua afirmação, dizendo que é um sistema muito útil e acha mesmo que poderia ser utilizado por pessoas de qualquer idade que devem também ser relembradas da importância de beber água, por exemplo.
A Cáritas de Coimbra está a testar o sistema devido a uma subcontratação e parceria com a empresa Hablab, coordenadora do projeto a nível europeu. Este estudo de avaliação está inserido nas atividades do projeto de investigação – Klikkit – cofinanciado pelo Programa Horizonte 2020 (H2020) da União Europeia Grant Agreement ID: 959492.