20 ANOS A ILUMINAR A ESPERANÇA E A PAZ | 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz

Cáritas assinala Dia Mundial dos Pobres com o lançamento da Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”

10 Milhões de Estrelas – um Gesto pela Paz é a campanha anual da Cáritas que arrancou a nível nacional no dia 13 de novembro, dia em que a Igreja assinala o Dia Mundial dos Pobres. Este ano com o especial sabor de celebrar 20 Anos desde a sua implementação em Portugal, a Cáritas propõe a todos os portugueses uma adesão simbólica aos valores da paz, associados à vivência do Natal, pela aquisição de uma “vela estrela” branca ou vermelha, no valor de 2 euros.

As verbas angariadas através da campanha “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” são anualmente canalizadas para dois objetivos: um de carácter nacional e outro internacional. São desta forma um contributo para a ações de dimensão social, da rede nacional Cáritas (80%), e serão, também, pelo segundo ano consecutivo aplicados em projetos de resposta ao impacto das alterações climáticas no bem-estar e sobrevivência das populações mais vulneráveis, nos países lusófonos (20%).

Todos os que quiserem aceitar esta proposta da Cáritas poderão adquirir a sua vela junto a uma das 20 Cáritas Diocesanas, nas paróquias aderentes, nas lojas Pingo Doce. Este ano contamos também com o apoio da Associação Nacional das Farmácias que desafia a sua rede a aderir a esta campanha alargando, assim, o alcance deste “gesto de paz”. Para além destes e de outros pontos locais, as velas podem também ser adquiridas através do portal da Cáritas Portuguesa em www.caritas.pt/estrelas.

Para além do atendimento anual a cerca de 120 mil pessoas feito por toda a rede nacional, a Cáritas Portuguesa apoiou, entre abril de 2020 e agosto 2022, através do programa “Inverter a curva da pobreza em Portugal”, mais de 28 mil pessoas com dificuldade diretamente resultantes não apenas da Pandemia, mas também fruto do atual contexto e das sucessivas crises que se vivem. Apesar das necessidades ao nível alimentar, é cada vez mais uma das principais organizações na resposta financeira a pedidos concretos, destacando-se o apoio ao pagamento de despesas relacionadas com a habitação (61,8% – rendas), de despesas relacionadas com a saúde (15,7%), e ao pagamento de despesas relacionadas com a eletricidade (13%).

De forma particular este ano sentimos que em cada vela acesa está também o desejo ardente de Paz para todas as populações que vivem em cenários de conflitos. Recordamos particularmente a população da Ucrânia e de Cabo Delgado, em Moçambique, duas realidades que a Cáritas acompanha de forma particular.

Fazemos, por isso, eco das palavras do Papa Francisco, na mensagem para o Dia Mundial dos Pobres: “Quantos pobres gera a insensatez da guerra! Para onde quer que voltemos o olhar, constata-se como os mais atingidos pela violência sejam as pessoas indefesas e frágeis.”

Com a campanha Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz, a Cáritas Portuguesa quer continuar a promover os valores da Paz e do Desenvolvimento Humano em Portugal e no Mundo.