Cáritas Coimbra com grande participação na conferência internacional de Inovação Social

O conceito de Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis (SHAFE) e a Inovação Social foram destacados em Coimbra, nos dias 8 e 9 de novembro, na Conferência Internacional De Aprendizagem e Implementação da Inovação Social.

O evento teve como objetivo a partilha e discussão de abordagens, projetos, boas práticas e ainda aspetos éticos e proteção de dados relacionadas com a Inovação Social, bem como o desenvolvimento e a implementação de ambientes mais inclusivos e saudáveis. A Cáritas Diocesana de Coimbra, representada pelo seu Departamento de Inovação, marcou presença nos dois dias da Conferência Internacional.

No primeiro dia, esteve envolvida na dinamização do Workshop do projeto Hands-on SHAFE, um projeto que está a desenvolver ferramentas e módulos de formação de modo a incentivar a implementação do conceito SHAFE na comunidade. Renata Gonçalves e Maria Inês Santos representaram a instituição neste workshop que teve como objetivo a apresentação do Hands-on SHAFE, bem como dos resultados obtidos nos Eventos Multiplicadores de cada parceiro. A Cáritas Diocesana de Coimbra dinamizou ainda uma atividade cujo objetivo era o envolvimento dos participantes através da divulgação dos conteúdos dos módulos de Vida Saudável, solicitando aos mesmos que partilhassem a sua opinião quanto aos facilitadores e barreiras existentes na comunidade em relação aos seguintes temas: estilos de vida saudável, lidar com uma doença e cuidar de alguém com uma doença.

Ainda neste primeiro dia, ao abrigo do painel “Pessoas no centro das intervenções”, Elisabete Pitarma apresentou o projeto Pharaon, mais especificamente, a implementação do piloto português na Cáritas Diocesana de Coimbra e na Santa Casa da Misericórdia da Amadora. A apresentação focou-se na intervenção junto das pessoas mais velhas, as tecnologias utilizadas e, essencialmente, nos serviços inovadores que estão a ser implementados. Entre outros objetivos, este piloto pretende, através da implementação de novos serviços, apoiar o envelhecimento ativo e saudável dos adultos mais velhos, bem como incentivar o apoio e desenvolvimento de competências da comunidade envolvente.

No segundo dia, Bruna Franceschini foi oradora no painel “ICT e Saúde de mãos dadas”, apresentando o projeto ValueCare como exemplo prático. O objetivo da apresentação foi o de demonstrar como o projeto pretende trabalhar com os conceitos de tratamento centrado na pessoa e os cuidados baseados em valores de forma inovadora. O ValueCare é um projeto que está a criar uma solução digital de cuidados integrados (sociais e de saúde) para melhorar a qualidade de vida dos adultos mais velhos.

A Conferência Internacional De Aprendizagem e Implementação da Inovação Social foi coorganizada pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, SHINE 2Europe, AFEdemy e Ação COST NET4Age-Friendly.