Cáritas Coimbra participa em sessões de validação conceptual das soluções do projeto ActiVas
A Cáritas Coimbra, no âmbito do projeto mobilizador ActiVas, participou em 7 reuniões, em janeiro e fevereiro, para validação conceptual das soluções que estão a ser desenvolvidas pelos diversos parceiros do projeto. As soluções inovadoras selecionadas têm como objetivo criar um novo conceito de habitat “senior-friendly”, em português, amigo das pessoas mais velhas, dotando a população crescente de pessoas mais velhas de autonomia e segurança para que possa gozar de maior e melhor qualidade de vida.
A validação conceptual consiste em identificar se o sistema ou serviço selecionado responde às necessidades e desejos dos utilizadores finais. As soluções que se encontram a ser desenvolvidas e foram discutidas durante as sessões são:
- App voluntário e cuidador (Kentra)
- App “Uber” para prestadores individuais (Kentra)
- App Medicação (Glintt)
- App Nutrição (Kentra)
- App de Estimulação Física e Cognitiva (Neuroinova e UA)
- Assistente Técnico Virtual (IPN)
- Home Gateway – Consola inteligente (Intellicare)
- Plataforma Social ActiVas (Kentra)
- Sistema modular e construtivo (Concexec)
Esta identificação é feita através de cenários e personas e servirá de base para o desenvolvimento do protocolo de estudo e teste das soluções em ambiente real.
Nos próximos meses, a equipa do Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra, em associação com as outras entidades, irá continuar a preparar os aspetos éticos e regulamentares das aplicações, serviços e processos que estão a ser desenvolvidos no projeto bem como a realização de sessões de co-design e Focus Group para validar as funcionalidade das soluções em desenvolvimento.
O projeto mobilizador ActiVas, liderado pela empresa Kentra Technologies, Lda., reúne um consórcio de 12 entidades empresariais e 8 não empresariais das cadeias de valor do Habitat, TICE e Saúde (empresas, clusters, universidades, centros tecnológicos, entre outros) com o propósito de agregar capacidades e competências científicas e tecnológicas críticas e de alto valor acrescentado que, em parceria e cooperação, permitirão gerar novo conhecimento com elevado conteúdo tecnológico e de inovação e com significativos impactos a nível multissetorial e regional. O projeto ActiVas é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, no âmbito do Programa Operacional para a Competitividade e Internacionalização do Portugal2020.