Cáritas Coimbra reúne na Eslovénia com consórcio de projeto de larga escala

Entre 5 e 7 de julho, a Cáritas Diocesana de Coimbra esteve em Izola, na Eslovénia, a participar na reunião plenária do projeto de larga escala Pharaon. Ao longo destes três dias, o consórcio debateu os desenvolvimentos do projeto, com especial foco na fase de implementação do piloto, que se encontra a iniciar.

Em representação da Cáritas Diocesana de Coimbra esteve Elisabete Pitarma, do Departamento de Inovação, que apresentou o contexto atual do piloto português e o plano para a sua implementação. Este piloto demonstra uma grande ambição, pois envolverá 484 participantes, num período de 8 meses. Pelo que requer uma grande preparação e troca de conhecimentos entre os vários parceiros do projeto.

A instituição conimbricense realizou ainda uma formação relativamente às linhas orientadoras dos procedimentos éticos, que consiste em assegurar a proteção de dados de todos os participantes uma vez que estes serão recolhidos durante a implementação dos vários pilotos deste projeto. Ao todo serão testados 6 pilotos em diferentes locais da europa, nomeadamente: Espanha (Múrcia e Andaluzia), Portugal, Itália, Países Baixos, Eslovénia.

O projeto Pharaon tem como objetivo desenvolver plataformas integradas que permitam um atendimento personalizado e otimizado de saúde e assistência social. Desta forma, pretende manter a dignidade das pessoas mais velhas e aumentar a sua independência, segurança e capacidades, bem como estimular o seu interesse pelas áreas naturais urbanas próximas da sua residência. Além disso, pretende fomentar a sua participação ativa na preservação do meio ambiente. Para tal, propõe integrar serviços, dispositivos e ferramentas digitais em plataformas abertas que possam ser prontamente implementadas.

Este projeto é financiado pelo Programa Europeu Horizonte 2020 sob o contrato de subvenção nº 857188. Informações adicionais sobre o projeto Pharaon podem ser consultadas em: https://www.pharaon.eu/.