Cáritas de Coimbra aposta no empoderamento digital da UE para se alcançar uma vida saudável
Nos passados dias 24 e 25 de maio, decorreu o kickoff meeting do mais novo projeto europeu de que a Cáritas Diocesana de Coimbra faz parte. O projeto é o IDEAHL – Improving Digital Empowerment for Active Healthy Living, que recebe financiamento da União Europeia (UE) no âmbito do programa Horizonte 2020.
A reunião de kickoff aconteceu na cidade de Oviedo, em Espanha, e contou com a presença, no formato virtual, da gestora do projeto da Cáritas Diocesana de Coimbra, Bruna Franceschini.
O consórcio IDEAHL é composto por 14 parceiros multidisciplinares de 10 Estados-Membros da UE, que trabalham lado a lado com utentes, cidadãos e setores socioeconómicos a nível local.
Entre os trabalhos previstos, o primeiro será um extenso mapeamento de pesquisas, iniciativas e projetos de literacia em saúde (HL – health literacy) e investigação (d)HL na União Europeia e para além dela.
O objetivo final do projeto será capacitar os cidadãos da UE na utilização de ferramentas digitais, para assumirem um papel mais ativo na gestão da sua própria saúde e bem-estar, bem como apoiar inovações sociais para modelos de cuidados centrados na pessoa.