Cáritas Coimbra promove sessão de cocriação sobre sustentabilidade de programas de apoio alimentar

No passado dia 15 de dezembro, a Cáritas Diocesana de Coimbra realizou, em formato online, uma sessão de cocriação, no âmbito do projeto SUST-AID. A sessão foi dinamizada pelo Departamento de Inovação e contou com a participação de profissionais que trabalham em diferentes áreas relacionadas com os programas de apoio alimentar: uma representante do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), do CASPAE; por parte da Cáritas Diocesana de Coimbra estiveram presentes a equipa de Nutrição, uma representante do Centro de Apoio Social (CAS) e uma representante da Cantina Social do Sol Nascente, resposta de intervenção no âmbito do PEA – Programa de Emergência Alimentar da Segurança Social.

A sessão de cocriação teve como objetivo a obtenção de uma visão das necessidades dos profissionais e dos voluntários sobre a sustentabilidade dos diferentes programas de apoio alimentar, assim como exploração das áreas/temáticas e metodologias associados para serem abordadas pelo programa de formação SUST-AID. Foi uma sessão muito rica, pela partilha de perceções, experiências e necessidades diárias identificadas pelas participantes, para além de sugestões de melhoria dos diferentes programas de apoio alimentar. Foram abordados temas como as barreiras e facilitadores e reflexões sobre a sustentabilidade dos mesmos. Segundo uma das participantes “(…) é de extrema importância, a par do apoio alimentar, existir formação nesta área, para termos algumas estratégias sobre como gerir a alimentação, de forma a contribuir para uma maior sustentabilidade, micro e depois macro (…)”.

O projeto SUST-AID tem como objetivo melhorar as aptidões e competências de profissionais e voluntários na implementação de programas de apoio alimentar sustentáveis, através de ferramentas inovadoras de Educação e Formação Vocacional (VET), incluindo a avaliação da aquisição de aptidões, reconhecimento e métodos de validação. Pretende-se melhorar a qualidade dos programas de apoio alimentar na Europa e maximizar o impacto positivo e a inclusão social das populações vulneráveis. Para mais informações, pode aceder ao website do projeto.

O SUST-AID é financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia e conta com a parceria de 6 entidades europeias, a Cáritas Diocesana de Coimbra de Portugal, Prolepsis Civil Law Non Profit Organization of Preventive Environmental and Occupational Medicine da Grécia, ISEKI-Food Association da Áustria, CSI Center for Social Innovation LTD do Chipre, The Polish Farm Advisory and Training Centre not for-profit Sp. z o. o., e a Federacja Polskich Banków Żywności da Polónia.