Centros de Atividades de Tempos Livres da Cáritas de Coimbra promovem exposição no âmbito do Laço Azul | Prevenção de Maus-Tratos a Crianças e Jovens

No âmbito da Campanha de Prevenção de Maus-tratos a Crianças e Jovens, o Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Escola Básica de 2º e 3º ciclo Poeta Manuel da Silva da Gaio (Coimbra) realizou uma exposição para sensibilizar e alertar toda a comunidade escolar para esta problemática. Com este intuito foi lançado o desafio a todos os CATL da Cáritas Diocesana de Coimbra para pintarem/decorarem pequenas telas de modo a promover o respeito pela dignidade e direitos das crianças.

As 45 obras-primas estão expostas, desde o dia 21 de abril, no interior da Escola Silva Gaio e também nas grades exteriores da escola. Na realização dos trabalhos participaram 45 CATL, envolvendo cerca de 1500 crianças e jovens.

As telas usadas na exposição foram reutilizadas de modo a diminuir a produção de lixo e a sensibilizar para uma sociedade ambientalmente mais correta, que é também uma preocupação constante em todos os trabalhos que os Centros desenvolvem. Cada CATL tinha total liberdade para decorar as telas, se possível resistente à chuva, e como objetivo envolver e sensibilizar os utentes, famílias e comunidade educativa para a questão dos maus-tratos.

A exposição seguirá depois para os outros CATL da Cáritas Diocesana de Coimbra, para que todos tenham oportunidade de ver os trabalhos.

O número de casos de vítimas de maus-tratos é ainda muito elevado. Segundo a Associação de Apoio à Vítima (APAV), foram registadas em Portugal, no ano passado, 1959 vítimas, o que corresponde a 38 casos por semana e a 5 por dia. Por isso, embora abril seja o mês internacional da prevenção dos maus-tratos na infância, as ações de prevenção e sensibilização não se podem restringir apenas a um único mês.

Esta é uma causa abraçada pela Cáritas Diocesana de Coimbra, que trabalha diariamente para travar os maus-tratos a crianças, bem como todo e qualquer tipo de violência. Desde o acolhimento temporário de crianças em risco, às ações de sensibilização e aos projetos, são várias as atuações da instituição na área.