EHTEL da Bélgica recebe a Cáritas de Coimbra para partilharem conhecimentos
Durante duas semanas, de 22 de agosto a 2 de setembro, a Cáritas Diocesana de Coimbra está em intercâmbio na capital belga – Bruxelas, no âmbito do projeto LIFEBOTS Exchange.
Ao longo deste período, Elisabete Pitarma, do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, está a ser recebida na EHTEL – Collaborating for Digital Health and Care in Europe para realizar o seu secondment – período em que uma organização acolhe um trabalhador externo para trocarem experiências e conhecimentos.
A gestora de projetos, Elisabete Pitarma, em conjunto com Carlos Neves, da IDMIND, e Marc Lange e Diane Whitehouse, da EHTEL, estão a trabalhar na preparação do workshop do projeto LIFEBOTS, subordinado ao tema Shaping a New Approach to Home-Based Rehabilitation With the Support of a Virtual Coach (Moldar uma Nova Abordagem à Reabilitação em Casa com o Apoio de um Treinador Virtual), que irá decorrer no próximo dia 30 de agosto, em Bruxelas.
A representante da Cáritas de Coimbra está a conhecer na prática o trabalho da parceira EHTEL e, num sentido de intercâmbio, a contribuir com o conhecimento adquirido através da atuação da sua instituição.
O projeto LIFEBOTS Exchange tem como objetivo criar uma nova realidade de cuidados com a inclusão de robôs sociais, através de uma cooperação interdisciplinar, intersectorial e internacional e com o intercâmbio de pessoas e conhecimento. Além da Cáritas de Coimbra e da EHTEL, o consórcio do LIFEBOTS é constituído por mais 11 entidades de investigação, empresas e ONGs de toda a Europa e da Coreia do Sul. Este projeto foi aprovado no âmbito das Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA RISE), ao abrigo do programa H2020 da Comissão Europeia.