II Concurso Literário de Prosa e Poesia já tem vencedores
No passado dia 19 de novembro, ocorreu a cerimónia de entrega de prémios da 2ª edição do Concurso Literário de Prosa e Poesia, promovido pela Biblioteca do Centro Comunitário de Inserção (CCI), equipamento social da Cáritas Diocesana de Coimbra.
Para além da presença dos participantes do concurso e das suas famílias, estiveram também os vários elementos do júri, composto por Dra. Ana Cortez Vaz (Vereadora da Câmara Municipal de Coimbra), Professor Doutor João Domingues (FLUC – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Dra. Rute Melo (Jornalista do Diário de Coimbra), Dra. Assunção Ataíde (Presidente da APBC – Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra), Dra. Cristina Melo (Diretora Técnica do CCI) e Livraria Faz de Conto, que não pode comparecer à cerimónia por motivos de agenda.
Este evento contou também com a participação da Professora Doutora Cristina Robalo Cordeiro (Madrinha da Biblioteca Comunitária), que congratulou a Sra. Elisa Pinto, de 82 anos, com um bouquet de rosas e uma menção honrosa, e do Professor Doutor Manuel Antunes (Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra), que entregou a todos os concorrentes um certificado de participação. Dos 16 trabalhos recebidos – 7 de prosa e 9 de poesia, o júri analisou e deliberou as seguintes classificações:
1º Prémio |Modalidade Prosa
Patrícia Melo e Siva – “O escultor” (Pseudónimo: Catarina Jorge)
2º Prémio | Modalidade Prosa
Maria Antónia Meireles de Macedo Gomes – “Abandonados” (Pseudónimo: Mary)
1º Prémio | Modalidade Poesia
Isabel da Conceição Ribeiro – “Quarenta anos de vida, quarenta anos de sonhos” (Pseudónimo: ICR)
2º Prémio | Modalidade Poesia
Maria Alice Neves Madeira – “Onde estás?” (Pseudónimo: Anita)
Nesta 2ª edição, os prémios atribuídos foram cabazes compostos por diversos produtos (artesanato, confeitaria, vinhos, petiscos…) do comércio local da Baixa de Coimbra. A Cáritas Diocesana de Coimbra aproveita a oportunidade para agradecer publicamente a generosidade e o patrocínio das seguintes lojas:
– A Camponeza;
– Trouxa-Mocha;
– Chocolataria Equador;
– Cosmética da Sofia;
– A de Amor;
– Doce Meu;
– Farmácia Luciano e Matos;
– Farmácia Universal;
– Lusalar;
– Da Serra à Cidade by D`aqui e D`acolá;
– A Loja do Zeca;
– Nickolaus.
Todos os trabalhos a concurso estão disponíveis num dossier cativo na Biblioteca Comunitária CCI, que pode ser consultado por qualquer pessoa.