Projeto da Cáritas Coimbra combate isolamento social através da aprendizagem intercultural
A Cáritas Diocesana de Coimbra está a dinamizar o projeto Cons©elhos Repórteres 55+, com o objetivo de combater o isolamento social através da aprendizagem intercultural e socialização entre pares. A implementação do projeto decorre ao longo deste ano e conta com a parceria da Universidade de Coimbra – através das Faculdades de Letras (FLUC), de Medicina (FMUC) e de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC) –, tendo ainda o apoio de diversos parceiros da Cáritas de Coimbra, dos Municípios envolvidos e dos vários Conselhos Locais de Ação Social.
Este projeto foi distinguido em 2019 pelos Prémios BPI “la Caixa” Rural que reconhece, e apoia financeiramente, iniciativas que promovem a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O Cons©elhos Repórteres 55+ promove a participação ativa das pessoas mais velhas e isoladas na transformação comunitária local, no sentido da criação de melhores condições para um envelhecimento ativo.
Numa metodologia de “bola de neve”, o projeto capacita mentores ao nível local, que depois criam os seus grupos de repórteres 55+ em diversas comunidades para procederem ao levantamento das condições que necessitam de ser melhoradas para a sua qualidade de vida, como por exemplo as acessibilidades, o transporte, o acesso a serviços de saúde, as atividades culturais, o apoio a pessoas isoladas, o aconselhamento e/ou os grupos de vizinhança. Para isso, vai implementar ações de mobilização e de interação comunitária, munindo os destinatários de estratégias e competências necessárias ao real exercício dos seus direitos e deveres de cidadania.
Neste âmbito, no dia 25 de fevereiro, iniciaram-se as ações de formação. ministradas pela Faculdades de Letras (FLUC), de Medicina (FMUC) e de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC). Estas formações são dirigidas aos grupos de desenvolvimento e de observação local, cuja constituição foi dinamizada pela Cáritas de Coimbra, nas suas comunidades. Estes grupos são constituídos por pessoas com mais de 55 anos, voluntárias, com competências heterogéneas, perfil empático e generativo, sinalizadas localmente para funções de aconselhamento, motivação, facilitação e reflexão, visando a identificação de necessidades e de soluções nas suas comunidades rurais.
Participaram 12 elementos, provenientes dos concelhos de Arganil, Figueira da Foz, Oliveira do Hospital e Góis, tendo a formação decorrido no Centro Cultural de São Martinho da Cortiça.
As formações têm como objetivo dotar os participantes de competências necessárias para identificar contextos de exclusão, contribuindo os próprios para a caraterização das suas causas e hierarquização de soluções, desenhando estratégias e recomendações de combate ao isolamento.
Estas são realizadas em contexto de base local, fortalecendo competências de recolha de informação, identificação de necessidades, respeito pela diversidade, algumas das quais com recursos a suporte digital após treino de competências.
No final, irá ajudar estes grupos de repórteres a sumariarem as suas necessidades e propostas de melhoria e apresentá-las às autoridades competentes e/ou mobilizarem possíveis soluções, num verdadeiro exercício de cidadania.