Projeto Sem Diferenças E8G celebra as diferentes nacionalidades residentes em Marinha das Ondas
No âmbito da Quinzena Municipal da Igualdade na Figueira da Foz, o Projeto Sem Diferenças E8G, promovido pela Cáritas Diocesana de Coimbra com o apoio do Município da Figueira da Foz e da Junta de Freguesia de Marinha das Ondas, desenvolveu duas ações que visavam promover e dar a conhecer as diferentes Nacionalidades residentes na Freguesia de Marinha das Ondas.
O II Festival Gastronómico, que se realizou no dia 23 outubro no Mercado da Marinha das Ondas, contou com a presença de 5 nacionalidades (Nepal, Bangladesh, Ucrânia, Venezuela e Portugal), onde puderam ser apreciadas iguarias típicas de cada país. Por lá passaram mais de 2 centenas de pessoas que puderam degustar e conviver. A mostra cultural e gastronómica foi uma forma de aproximação entre os residentes e facilitar a igualdade de oportunidade na apresentação da cultura e gastronomia.
O Passeio a Aveiro e Ílhavo, no dia 30 de outubro, foi realizado como forma de integração e acolhimento de famílias recém chegadas e de dar a conhecer a cultura e história de Portugal, promovendo de interação e o conhecimento entre as diferentes comunidades migrantes residentes na Freguesia. Participaram nesta ação 160 migrantes de diferentes nacionalidade (Nepal, Bangladesh, Ucrânia, Venezuela, Uzbequistão e Argentina).
A Igualdade é quando todos os cidadãos têm acesso aos mesmos direitos e oportunidades (ex: liberdade de expressão, acesso a serviços e bens, etc.), independentemente da sua ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.
Construir uma sociedade mais igualitária e sem estereótipos é um dos objetivos da intervenção que o Projeto Sem Diferenças E8G tem na Freguesia da Marinha das Ondas.