Rádio Renascença entrevista a Cáritas de Coimbra pelo seu apoio no combate à solidão

No dia 26 de maio, o programa As Três da Manhã, da Rádio Renascença, esteve em direto a partir de Coimbra e entrevistou a Cáritas Diocesana de Coimbra, abordando o trabalho da instituição no combate ao isolamento das pessoas mais velhas.

A Cáritas de Coimbra tem desenvolvido ao longo dos anos inúmeros projetos, nacionais e internacionais, que ambicionam combater o isolamento das pessoas mais velhas, procurando ao mesmo tempo que tenham uma vida com mais qualidade e independência.

A pandemia veio acentuar a solidão nesta faixa etária e, por isso, os projetos da Cáritas de Coimbra ganharam ainda mais relevância. Natália Machado, do Departamento de Inovação da instituição, destacou a importância da implementação destes projetos enquanto alternativa inovadora aos serviços tradicionais. Um dos exemplos dados foi o DAPAS, sistema tecnológico que pretendendo melhorar a qualidade de vida das pessoas mais velhas, através de ferramentas de comunicação, jogos sérios, agenda de compromissos e toma de medicamentos. O projeto DAPAS foi financiado no âmbito do programa AAL, sendo o financiamento português assegurado através da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

A Cáritas de Coimbra teve como papel principal desenvolver o piloto português, tendo envolvido cerca de 40 utentes das respostas de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, que testaram a eficiência e aceitabilidade do sistema DAPAS durante um ano. Isto acabou por permitir que a família e amigos destes utentes pudessem contactá-los mais facilmente por mensagens de texto ou chamadas de vídeo, combatendo a distância originada pela pandemia da COVID-19.

A D. Clara, utente do Centro de Dia do Centro Social de S. Pedro, da Cáritas de Coimbra, participou no teste do piloto do DAPAS e deixou o seu testemunho em entrevista à Renascença, referindo que no início do projeto estava reticente, mas que rapidamente se adaptou ao sistema, tendo mesmo acabado por adotar as tecnologias para a sua vida. Na entrevista esteve ainda presente, Lurdes Marques, Animadora deste Centro de Dia, confirmando a importância do contacto dos seus utentes com estes projetos.

Esta ação surge no âmbito da 2ª Edição do Três por Todos, promovida pela Renascença, que tem como um dos parceiros a Cáritas Portuguesa. Durante três dias, o programa As Três da Manhã, Ana Galvão, Inês Lopes Gonçalves e Joana Marques saem do estúdio para emissões solidárias, procurando sensibilizar para as necessidades e fragilidades da população sénior.

Veja a entrevista AQUI.