Reunião presencial do consórcio do ValueCare prova avanço positivo no projeto
Nos dias 23, 24 e 25 de novembro, o consórcio do projeto ValueCare esteve reunido em Valência (Espanha), para aquela que seria a 9ª reunião plenária. O encontro contou com a participação dos 17 parceiros europeus, incluindo a Cáritas Diocesana de Coimbra, que esteve representada por Bruna Franceschini e Maria Inês Santos do Departamento de Inovação.
Membros de todos os grupos de trabalho, os parceiros tecnológicos e representantes de cada um dos 7 pilotos debateram ativamente os progressos do projeto até o momento. Um aspeto diferenciador a ser destacado é que esta reunião foi, ainda, a oportunidade pioneira de os membros da Advisory Board (Conselho Consultivo), composta por especialistas convidados de diferentes locais do mundo, se reunirem pessoalmente com o consórcio para darem sugestões e tecerem comentários específicos sobre o desenvolvimento das atividades.
Durante a reunião plenária, a Caritas Diocesana de Coimbra teve a oportunidade de apresentar os seus avanços no que concerne à fase de recrutamento e as estratégias de sucesso implementadas para atingir os objetivos esperados. Além disso, a Cáritas Coimbra é responsável pela tarefa ética do projeto, tendo participado na dinamização de um breve exercício para atualizar tanto os desafios encontrados, como as propostas de abordagens por parte dos parceiros.
O ValueCare é um projeto europeu que visa criar uma solução digital de cuidados integrados (sociais e de saúde) para melhorar a qualidade de vida das pessoas mais velhas. Nesse sentido, está a desenvolver uma aplicação, a usar em tablet/smartphone, onde os participantes partilham os seus hábitos de saúde e bem-estar, para depois uma equipa multidisciplinar (médicos, assistentes sociais, …) desenvolver um plano individual de cuidados.
A Cáritas Diocesana de Coimbra é a entidade responsável pelo piloto em Portugal. Além deste, existem ainda outros 6 pilotos na Europa, nomeadamente nos Países Baixos, Itália, Grécia, Espanha, Croácia e Irlanda. O projeto é coordenado pelo Erasmus Medical Centre, dos Países Baixos, sendo financiado pelo programa H2020 da Comissão Europeia.