Síndrome de Burnout foi tema central na 1º sessão do Ciclo de Debates VISÕES
Ontem, 10 de novembro, o dia ficou marcado pelo início do Ciclo de Debates VISÕES sobre Saúde Mental e Dependências, promovido pelo Farol (Cáritas Diocesana de Coimbra) no espaço da Livraria Almedina do Estádio Cidade de Coimbra. Esta primeira sessão centrou-se na Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. A Dra. Fernanda Duarte, especialista neste tema, foi a oradora convidada, tendo dado uma perspetiva de desmistificação e compreensão desta síndrome. A moderação do debate ficou a cargo do Dr. Alexandre Mendes e da Dra. Vera Martins. O evento teve lotação esgotada.
A saúde mental dos portugueses está a deteriorar-se e o burnout já é realidade para muitos. Segundo as conclusões do STADA Health Report 2022, mais de metade dos portugueses já sofreu ou está perto de sofrer um burnout, causado pelo stress e elevada tensão emocional no local de trabalho.
A oradora explicou que o burnout combina fatores físicos, emocionais e psicológicos e que é essencial que as pessoas estejam atentas aos sinais e sintomas, de forma a poderem agir sobre a situação. Este tema tem vindo a ganhar destaque e foi em 2019 que a Organização Mundial de Saúde incluiu o burnout na sua classificação internacional de doenças como um fenómeno ocupacional (ou seja, por “culpa” do trabalho e não de uma condição médica). A Dra. Fernanda Duarte salientou ainda a importância do papel individual, tendo recomendado estratégias individuais para promover a resiliência e o bem-estar. O encontro terminou com uma mini sessão de mindfulness.
A próxima sessão do ciclo de debates VISÕES terá como tema “Surtos psicóticos: tipos, sinais e manifestações na adolescência e na idade adulta”, tendo como orador convidado o Dr. Miguel Bajouco. Dia 15 de novembro, pelas 18:00, na Livraria Almedina do Estádio Cidade de Coimbra. Inscrições gratuitas aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfAbxuFzFvG_0kV3fKGjdsD-cU2PVLzBqiHvt9jsS_jgB577A/viewform