Violência na infância é tema central no ciclo de Tertúlias Time-Out

No dia 16 de novembro, a área de intervenção “Famílias e Crianças em Risco/Perigo”, que contempla três respostas sociais da Cáritas Diocesana de Coimbra – Comunidade de Inserção Renascer, Lar de Jovens de Santa Maria de Semide e Centro de Acolhimento Temporário Nossa Senhora dos Milagres – organizou o quinto evento do ciclo de Tertúlias Time-Out subordinado ao tema “Violência na Infância – do (des)cuidar ao (des)amor”, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, na cidade de Coimbra.

O impacto e as consequências traumáticas da violência doméstica em crianças e jovens constituem uma preocupação comum aos três equipamentos desta área de intervenção da Cáritas Diocesana de Coimbra e foram o mote para que, no espaço acolhedor do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, se juntassem vários profissionais de diferentes áreas, que trabalham diariamente com crianças, jovens e famílias  e que representam o Instituto de Apoio à Criança, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Coimbra, o Setor de Assessoria Técnica aos Tribunais (SATT), o Núcleo Hospitalar De Apoio A Crianças E Jovens Em Risco do Hospital Pediátrico de Coimbra, a Comunidade Juvenil de S. Francisco de Assis e a Obra de Promoção Social.

Em modo de tertúlia, foi possível dinamizar um momento de partilha de conhecimento e de reflexão crítica sobre teorias e práticas que norteiam a violência na infância de que se destacam os limites emocionais que diferenciam conceitos, identificação de sinais, sintomas de alerta, modelos de intervenção, consequências emocionais e físicas nas crianças e exemplos de boas práticas implementadas em contexto institucional no âmbito da prevenção e do acompanhamento de crianças vítimas de negligência/violência. A reflexão incidiu ainda sobre os desafios resultantes do confronto com práticas educacionais intergeracionais, culturais e religiosas que delineiam e imperam na forma de educar das famílias, que são alvo de intervenção técnica.

Esta tertúlia contou ainda com a participação do grupo de alunos do Curso Profissional de Animador Sociocultural da Escola Secundária D. Duarte que brindou todos os convidados, com uma emotiva encenação alusiva ao tema proposto sob a designação de “Pedro e o seu amigo vampiro”, uma dramatização feita a partir do filme de animação de Regina Pessoa “Kali, o pequeno vampiro” (2012).

No final do dia ficaram as reflexões, partilhas e a identificação de fragilidades do sistema no que diz espeito à prevenção e tratamento desta problemática e a sensação de que muito há ainda por fazer nesta área e de que todos temos um papel importante a desempenhar.

Quando existe uma EQUIPA, as ideias fluem, as ações desenrolam-se, os projetos concretizam-se e os dias acontecem… foi assim o dia 16 de novembro de 2022.