Cáritas de Coimbra participou na reunião plenária do projeto Pharaon em Múrcia
Nos dias 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro, a Cáritas Diocesana de Coimbra marcou presença na reunião do projeto Pharaon, em Múrcia.
O piloto português, do qual a Cáritas Diocesana de Coimbra faz parte, apresentou o ponto de situação relativo ao recrutamento e implantação do Pharaon em Portugal, identificando os indicadores locais e relacionando-os com as hipóteses de investigação. A Cáritas de Coimbra, representada por Elisabete Pitarma e Ângela Rodrigues do Departamento de Inovação, participou também em workshops dinamizados pelo consórcio. Foi uma excelente oportunidade para trocar experiências, conhecer o trabalho desenvolvido pelos outros pilotos e planear os próximos passos do projeto.
O projeto Pharaon – Pilots for Healthy and Active Ageing pretende desenvolver plataformas integradas que permitam um atendimento personalizado e otimizado de saúde e assistência social, mantendo a dignidade das pessoas mais velhas e aumentando a sua independência, segurança, capacidades e estimulando o seu interesse pelas áreas naturais urbanas próximas a sua área de residência. Além disso, pretende fomentar a sua participação ativa na preservação do meio ambiente. Para tal, propõe integrar serviços, dispositivos e ferramentas digitais em plataformas abertas que possam ser prontamente implementadas.
O projeto Pharaon é financiado pelo Programa Europeu Horizonte 2020 sob o contrato de subvenção nº 857188.