Este concurso, que celebrou a criatividade e o espírito natalício, reuniu 14 instituições da freguesia, entre Jardins de Infância, Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Os presépios apresentados demonstraram grande originalidade e dedicação, tendo sido avaliados por um júri.
Os trabalhos estarão em exposição pública no Largo de Santo António dos Olivais até ao dia 6 de janeiro de 2025. A exposição integra a programação natalícia da freguesia e pode ser visitada em horário útil das 10h00 às 17h00.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu no dia 13 de dezembro e contou com a presença do Professor Manuel Antunes, presidente da Cáritas de Coimbra, além da equipa do CATL Martim de Freitas 2º/3º ciclos e Direção Técnica da instituição.
Na Cáritas de Coimbra, o talento não ficou restrito ao CATL Martim de Freitas, que apresentou um dos trabalhos vencedores. O CATL de Ceira também contribuiu com um presépio magnífico, elaborado com papel e outros materiais reciclados. Contudo, como cada instituição podia submeter apenas um presépio ao concurso, coube à equipa de diretores técnicos a difícil tarefa de escolher qual representaria a casa. Atualmente, o original e criativo presépio do CATL de Ceira está em exposição na entrada do Centro Rainha Santa Isabel, da Cáritas de Coimbra, onde pode ser apreciado por todos.
A Cáritas de Coimbra convida a população a visitar a exposição em Santo António dos Olivais ou o Centro Rainha Santa Isabel para apreciar os seus presépios que refletem o compromisso da instituição com o meio ambiente (todos os presépios foram construídos com material reciclável), a criatividade, a inclusão e o espírito de partilha que define o Natal.