Cáritas Coimbra e o consórcio DigiLife impulsionam a inclusão digital
A Cáritas Diocesana de Coimbra participou na conferência final e na reunião transnacional do projeto DigiLife – Digital Life Learning, em Roma, uma iniciativa Erasmus+ centrada no desenvolvimento das competências digitais de adultos/as mais velhos/as. Estes eventos, realizados nos dias 4 e 5 de dezembro, marcaram a conclusão de uma colaboração frutuosa entre parceiros de Portugal, Itália, Grécia e Espanha.
Com um espírito de celebração e reflexão, o consórcio destacou os sucessos do DigiLife em superar a exclusão digital através de uma aprendizagem intergeracional inovadora. Ao envolver jovens estudantes universitários/as como mentores/as digitais, o projeto capacitou as pessoas mais velhas a navegar no mundo digital, promovendo ao mesmo tempo conexões significativas entre gerações.
O DigiLife demonstrou que a literacia digital é essencial para a inclusão de todas as faixas etárias. Combinar o entusiasmo de jovens com abordagens educativas criativas, permitiu não só unir pessoas, como também contribuir para a construção de uma Europa mais inclusiva e conectada. O legado deste projeto continuará a inspirar iniciativas para unir gerações e capacitar comunidades através da tecnologia.
O DigiLife teve uma duração de 26 meses, cofinanciado pelo Programa Erasmus+, e conta com 6 parceiros europeus: Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal), Instituto Pedro Nunes (Portugal), Plataforma del Voluntariado (Espanha), People Behind (Grécia), Università Degli Studi Di Roma Tor Vergata (Itália) e a Fondazione Garagerasmus (Itália), entidade coordenadora do projeto.