Conferência final do Projeto ValueCare marcou o fim de 5 anos de trabalho

Nos dias 12 e 13 de setembro de 2024 decorreu a Conferência Final do projeto europeu ValueCare. Após quase 5 anos, este foi o momento de olhar para o longo caminho percorrido e partilhar as experiências e resultados.

O principal objetivo do projeto ValueCare foi fornecer serviços de cuidados integrados (sociais e de saúde) personalizados, procurar melhores resultados para as pessoas mais velhas e uma melhor experiência de cuidados, através de soluções TIC adaptadas às especificidades de cada um dos 7 estudos-piloto na União Europeia.

Durante o projeto, a Cáritas Diocesana de Coimbra contribuiu de forma transversal com todos os grupos de trabalho com especial destaque para as atividades de cocriação, implementação do piloto de larga escala português e liderou a tarefa relacionada ao desenvolvimento de protocolos e documentos ético-legais no projeto.

Na conferência final, a Cáritas Coimbra foi responsável por apresentar as formas com que o piloto português utilizou a estratégia de shared decision-making (partilha da tomada de decisões) para envolver os diferentes stakeholders em todas as fases do projeto e como foram enfrentados os desafios éticos.

Na oportunidade, também foi lançado o livro The ValueCare experience: Creating value for older people with chronic conditions in Europe with a transition towards outcome-based integrated care supported by technology, que, brevemente, estará disponível em acesso livre a gratuito no site do projeto para quem tiver interesse (www.projectvaluecare.eu).

Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia – Projeto ValueCare ‘Value-Based Methodology for Integrated Care Supported by ICT’, sob o contrato de subvenção nº 875215.