Consórcio do projeto AGAPE reúne em Florença

No início da semana passada, a Cáritas Diocesana de Coimbra esteve reunida com os parceiros do projeto europeu AGAPE, para aquela que seria a sétima reunião presencial do consórcio. O evento decorreu nos dias 1 e 2 de outubro, na Fundação Don Carlo Gnocchi, em Florença (Itália).

Ao longo do encontro foram debatidos os mais recentes desenvolvimentos do projeto e planearam-se os próximos passos. O consórcio focou-se essencialmente no progresso da plataforma tecnológica, nos modelos de negócio e nas considerações éticas.

No segundo dia houve espaço para que cada local-piloto (Portugal, Itália e Roménia) apresentasse os resultados obtidos até ao momento. A Cáritas Diocesana de Coimbra, representada pela gestora de projetos Maria Inês Santos, partilhou com o consórcio os resultados preliminares do piloto português, destacando o progresso dos participantes no que respeita a adoção da inovação. A Cáritas de Coimbra é a entidade responsável pela implementação do piloto em Portugal, tendo já testado o ecossistema AGAPE na Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, no Centro Social São Pedro e no Centro Comunitário São José. Atualmente, encontra-se a testar este ecossistema no Centro Rainha Santa Isabel (Centro de Dia).

No final do último dia de reunião, Maria Inês Santos dinamizou o workshop sobre o diálogo ético do projeto, com o apoio da sua colega Elisabete Pitarma, também gestora de projetos da Cáritas de Coimbra. Este workshop surgiu no seguimento de um trabalho que tem vindo a ser feito desde o início do projeto, com o objetivo de alcançar a excelência ética. Alcançar esta excelência significará que os serviços e produtos AGAPE são de confiança, fiáveis, satisfazem os objetivos do utilizador e as necessidades de saúde das pessoas mais velhas, e que são adotados pelo mercado em grande escala. A Cáritas de Coimbra lidera a tarefa de Ética e Proteção da Privacidade neste projeto e, por isso, tem feito um trabalho profundo e continuo nesta área. Ao longo da execução da tarefa, tem contado com a contribuição de todos os parceiros do consórcio, revelando a importância desta troca para o alcance da excelência ética.

O consórcio é composto por 8 entidades europeias, nomeadamente: Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal), Fundação Don Carlo Gnocchi (Itália), Umana Persone (Itália), SenLab (Eslovénia), Instituto de Ciência e Tecnologia do Luxemburgo (Luxemburgo), Universidade de Medicina e Farmácia “Carol Davila” (Roménia), Be-Com (Itália), Sensoria Europa (Países Baixos) e Medea (Itália), entidade coordenadora do projeto.

O projeto AGAPE é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.