Marinha das Ondas prepara-se para um evento cultural único: o Festival Teej

No próximo dia 1 de setembro, às 14h30, o Gimnodesportivo da Marinha das Ondas vai vibrar com as cores, sons e sabores do Nepal! A comunidade nepalesa local convida todos a juntarem-se à celebração do Festival Teej, um grandioso evento hindu que promete encantar todos os sentidos. Organizado pelo Grupo Nepal e Portugal Cultural e Sociedade Nepalesa da Marinha das Ondas, em parceria com a Cáritas de Coimbra e o Projeto Sem Diferenças E9G, esta iniciativa promete ser um espetáculo único de cor, música e devoção, aberto a toda a comunidade de forma gratuita.

O Teej é o maior e mais significativo festival celebrado no Nepal, um ritual de três dias dedicado à Deusa Parvati, símbolo de amor, devoção e fertilidade. Tradicionalmente, o festival é celebrado obrigatoriamente por mulheres casadas Hindus, que realizam jejuns e orações em busca de bênçãos divinas para os seus maridos e filhos, fortalecendo os laços familiares e a espiritualidade.

Espera-se a participação de mais de 150 membros da comunidade nepalesa local, que terão a oportunidade de recriar as suas festividades em plena Marinha das Ondas. O evento é uma oportunidade rara para todos os presentes mergulharem na rica cultura nepalesa, com destaque para: dança e música tradicional, jejum e oração e gastronomia típica.

Este evento, além de celebrar as tradições nepalesas, reflete o trabalho contínuo da Cáritas de Coimbra, através do Projeto Sem Diferenças E9G, que visa a integração social das comunidades migrantes na região. “Queremos criar uma sociedade mais inclusiva, onde todas as culturas e tradições possam ser celebradas e respeitadas”, afirma a organização.

A celebração do Teej em Marinha das Ondas não só fortalece os laços entre a comunidade nepalesa e os residentes locais, mas também oferece a todos os presentes uma visita ao rico património cultural do Nepal.