Seminário “(Re)pensar a Educação não formal”
Seminário “(Re)pensar a Educação não formal”
No passado dia 17 de maio decorreu o Seminário “(Re)pensar a Educação não formal”, organizado pela equipa de Diretores Técnicos, da resposta social Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL), da Cáritas Diocesana de Coimbra.
A Cáritas de Coimbra tem cerca de 3800 crianças/jovens nos seus CATL, distribuídos por 5 distritos (Coimbra, Aveiro, Leiria, Santarém e Viseu) da zona centro, correspondente à Diocese de Coimbra. Estes Centros são dinamizados por educadores e animadores, que promovem a educação não formal e a inter-relação família, escola e comunidade.
Este encontro teve como objetivo principal refletir sobre os novos desafios da educação não formal, bem como reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido pelos 53 CATL da Cáritas Diocesana de Coimbra. Neste seminário estiveram presentes ilustres oradores como a Dra. Luísa Sequeira, Dr. Laborinho Lúcio, Dra. Joana Chelinho, Dra. Rita Felizardo, Professor Carlos Neto, entre outros, que deixaram aos presentes algumas reflexões e provocações inerentes aos contextos desafiantes vividos atualmente.
Este seminário foi dirigido a todos os educadores, sendo uma ação acreditada, pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Minerva, para professores, de todos os níveis de ensino, e educadores de infância.
Foi um programa bastante rico e inspirador para todos os profissionais que trabalham na área da Infância e da juventude. A importância do Brincar e a gestão das emoções devem ser uma prioridade na Educação das crianças e jovens.