Notícias

Leituras ao Domicílio

As Leituras ao Domicílio são um projeto que nasceu no âmbito da programação paralela do espetáculo “Constantino, Guardador de Sonhos”, a mais recente criação do Teatrão. Esta parceria inédita da companhia com a Cáritas Diocesana de Coimbra procura combater o isolamento e levar a pessoas de idade maior um programa de leitura de obras neorrealistas em sessões semanais.

 

Depois de um período de formação para leitura e voluntariado, as Leituras estão agora na sua 6ª semana de trabalho, depois do seu início em fevereiro. Ao longo deste tempo, 40 voluntários têm estado a trabalhar em duplas de leitores com 20 utentes do Serviço de Apoio Domiciliário da Cáritas Diocesana de Coimbra, do Centro Rainha Santa Isabel e Lar Santo António e do Centro Social S. Pedro. Além disso, 30 outros voluntários estão a aguardar disponibilidade para integrar o projeto.

 

Com a consultoria científica do Professor António Pedro Pita, dentro de um grande lote de livros que poderiam ser escolhidos para integrar a oferta deste projeto, foram selecionadas catorze obras: Alves Redol – “Gaibéus” e “Barranco de Cegos”; Soeiro Pereira Gomes – “Esteiros”; Fernando Namora – “Fogo na Noite Escura” e “O Rio Triste”; Carlos de Oliveira – “Uma Abelha na Chuva” e “Finisterra – Paisagem e Povoamento”; Mário Dionísio – “O Dia Cinzento” e “Não Há Morte nem Princípio”; Manuel da Fonseca – “Cerromaior” e “Seara de Vento”; Mário Braga – “O Reino Circular”; Sidónio Muralha – “O Homem Arrastado”; José Marmelo e Silva – “Adolescente Agrilhoado”.

 

As expectativas, quer de voluntários, quer dos participantes e entidades parceiras, estão a ser largamente superadas. Nas reuniões quinzenais de acompanhamento do projeto, as duplas de leitores têm-se mostrado bastante envolvidas com a preparação das sessões e implicadas com o projeto. A partir das histórias que são lidas, criam-se dinâmicas variadas para captar o interesse dos participantes, aproveitando as narrativas para conversar com utentes sobre a sua vida e criar com eles uma relação, tecida entre a ficção e a realidade. A leitura surge aqui como um espaço crítico de socialização e partilha de referências e vivências, colocando em diálogo gerações da comunidade que, de forma geral, pouco se comunicam.

 

As Leituras ao Domicílio marcam mais um passo no caminho do Teatrão nos campos da acessibilidade cultural e social, permitindo que mais pessoas tenham acesso a atividades culturais, possam interagir e fazer parte de uma comunidade ativa. Neste sentido, as Leituras ao Domicílio configuram mais um projeto de aproximação à comunidade de idade maior, coerente com a vontade da companhia de procurar e estabelecer relações com todos.

 

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional