Cáritas de Coimbra é Interlocutora Diocesana no acolhimento a refugiados

A Cáritas de Coimbra foi solicitada pela Diocese de Coimbra para ser Interlocutora Diocesana no acolhimento a refugiados que possam vir a ser recebidas neste âmbito geográfico. Além desta mediação, a Cáritas de Coimbra já se inscreveu na PAR demonstrando disponibilidade para acolher 2 famílias.

Cáritas de Coimbra é Interlocutora Diocesana no acolhimento a refugiados

A Cáritas de Coimbra foi solicitada pela Diocese de Coimbra para ser Interlocutora Diocesana no acolhimento a pessoas refugiadas que possam vir a ser recebidas neste âmbito geográfico.

A migração em massa na Europa, que tem acompanhado o dia a dia dos portugueses há já alguns meses, tem feito nascer muitas iniciativas locais, de pessoas individuais, grupos e entidades, que pretendem transformar a sua boa vontade em apoio efetivo ao outro. Porém, a inexistência de orientações concretas e o desconhecimento de quando será necessário iniciar o acolhimento tem favorecido alguma dificuldade no conhecimento correto dos recursos e disponibilidades, pelo que a nível da Diocese, a Cáritas tentará facilitar a transmissão de informações e de necessidades, promovendo uma ação mais concentrada e organizada ao nível local.

Além desta mediação diocesana, a Cáritas Diocesana de Coimbra já se inscreveu na PAR (Plataforma de Apoio aos Refugiados) demonstrando a sua disponibilidade para, nesta primeira fase, acolher 2 agregados familiares, garantindo que, por seus meios ou em parceria, irá assegurar a integração de uma família em Coimbra e outra no Cadafaz, com alojamento autónomo, alimentação e vestuário, apoio na integração laboral, na educação, no acesso à saúde e na aprendizagem de português.

Amanhã, dia 14 de outubro, a Cáritas de Coimbra irá assinar um protocolo de colaboração com a PAR, como Instituição Anfitriã do programa PAR Famílias, numa cerimónia pública com várias outras entidades, que terá lugar na Universidade de Lisboa.