Equipa de Rua Reduz

EQUIPA DE RUA REDUZ

APRESENTAÇÃO

Nome: Equipa de Rua “Reduz”

Localização: Localizada em plena baixa da cidade de Coimbra (Terreiro da Erva)

Âmbito de intervenção: É um projeto de intervenção psicossocial no âmbito da Redução de Riscos e da Minimização de Danos (RRMD), promovido pela Cáritas Dioce-sana de Coimbra e co-financiado pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD). Constitui-se como uma plataforma de triagem, apoio e encaminhamento psicossocial.

Capacidade: Abrange anualmente mais de mil utentes com problemática aditiva.

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

O complexo fenómeno da toxicodependência tem merecido, desde 2001, particular atenção por parte das entidades governamentais ao nível da saúde, concretizada no desenvolvimento de legislação, estratégias e respostas específicas no âmbito da Redução de Riscos e da Minimização de Danos (RRMD).

É nesta conjuntura legal que, em 2002, nasce o primeiro projeto “Reduz”, cuja ação contribuiu de forma significativa para desbravar o caminho da RRMD na região centro do país, assumindo, progressivamente, um papel de referência, no contexto nacional.

O projeto “Reduz 2013” surge na sequência do trabalho desenvolvido, desde 2008, pelo anterior Gabinete de Apoio a Toxicodependentes (GAT-UP), com valência de Equipa de Rua, entretanto extinto, em 2012. Ao longo de quatro anos, a ação do GAT privilegiou o enriquecimento dos serviços disponíveis, à restruturação da intervenção psicossocial idiossincrática realizada e a ampliação e consolidação da rede formal e informal de parcerias existente, através do investimento na melhoria da capacidade de resposta às carências específicas dos grupos-alvo (previamente identificadas em diagnóstico territorial), na rentabilização dos recursos locais e na maximização da eficácia dos resultados obtidos, legado que o projeto “Reduz” herdou e perpetua.

Mais de dez anos de experiência adquirida no terreno evidenciaram, de forma inequívoca, os ganhos obtidos no âmbito da saúde e da segurança pública e individual dos utilizadores de drogas, quer quanto ao declínio da disseminação de doenças infeciosas, quer do número de mortes, e mesmo da criminalidade associada à toxicodependência. De resto, tais ganhos traduzem-se, a médio/longo prazo, na significativa redução do despesismo associado aos custos da saúde, comparativamente à inexistência deste tipo de intervenção. aditiva.

GRUPO-ALVO:

O projeto “Reduz” constitui-se como uma plataforma privilegiada de triagem, apoio e encaminhamento destinada à intervenção psicossocial de primeira linha com indivíduos envolvidos em problemáticas de toxicodependência e/ou alcoolismo (sem enquadramento sociofamiliar), frequentemente associadas também a prostituição  e/ou ausência de abrigo. Atende homens e mulheres, a partir dos 18 anos de idade.

OBJETIVOS DA RESPOSTA

A moldura que fundamenta a intervenção ao nível da RRMD concebe os Utilizadores de Drogas (UD) como responsáveis pelas suas próximas escolhas, valorizando estratégias como o humanismo, o pragmatismo e a proximidade no combate ativo ao moralismo, à discriminação e à exclusão social.

Assente nestas premissas, o Projeto Reduz persegue essencialmente a eliminação de comportamentos de risco e a redução das suas consequências adversas, a promoção de práticas mais seguras e menos danosas de consumo, e ainda a aproximação dos grupos-alvo às estruturas públicas e privadas de suporte.

Em termos práticos, numa abordagem inicial, promove-se o acesso aos utilizadores de drogas (i)lícitas, conquistando informal e progressivamente a sua confiança para posteriormente fomentar a adesão a uma intervenção mais estruturada, potenciando o seu tratamento, inclusão social e qualidade de vida.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

O Projeto “Reduz” disponibiliza aos utentes diversos serviços, agrupáveis em cinco áreas de atuação, em função das suas necessidades e condicionalismos individuais:

(1) Redução de Riscos e Minimização de Danos (Programa de Troca de Seringas – distribuição de material de consumo por via endovenosa e fumada, bem como de preservativos);
(2) Supressão de necessidades básicas (serviço de higiene e balneário, pequenas refeições e donativos vários – alimentares, de vestuário, etc);
(3) Cuidados de saúde (consulta psiquiátrica e psicológica, administração de medicação e cuidados de enfermagem);
(4) Apoio psicossocial (atendimento, acompanhamento e encaminhamento psicossocial, articulação interinstitucional e consulta jurídica);
(5) Educação e lazer (ações de informação e sensibilização, atividades ocupacionais, lúdico-pedagógicas e recreativas).

O Projeto “Reduz” movimenta-se numa densa rede de parcerias (formais e informais), nas áreas social, da saúde, jurídica, formativa, entre outras, que promove e facilita as suas tarefas de triagem e apoio técnico à população-alvo da intervenção.